Bem Vindo

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tombamento definitivo de dez bens histórico - culturais de Fortaleza.



A prefeita Luizianne Lins assina nesta terça-feira (18), às 15h, no Paço Municipal, os decretos de tombamento definitivo de dez bens histórico-culturais de Fortaleza, indicados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (Comphic). Hoje, Fortaleza conta com 53 bens tombados em nível municipal. Destes, 44 foram protegidos ao longo dos dois mandatos da gestão Fortaleza Bela. Se comparado à gestão anterior, que contava apenas com nove tombamentos em nível municipal, a marca atual é significativa não só do ponto de vista numérico como também político e simbólico, já que o patrimônio histórico e cultural da cidade passa a ter amplo espectro de proteção legal.
Na lista dos patrimônios tombados em definitivo figuram os prédios da Farmácia Oswaldo Cruz, do Sport Club Maguary, do Ideal Clube, do Náutico Atlético Clube, do Colégio Dorotéias, da Santa Casa de Misericórdia, do Imparh, da Casa do Português, da Igreja de São Pedro dos Pescadores e a Pavimentação da Rua José Avelino.
Além desses bens, também serão assinados os registros da Celebração da Festa de São Pedro dos Pescadores, de Lugar da Igreja de São Pedro e sua área de entorno - que, juntos, caracterizam o primeiro bem imaterial da capital cearense - , de Lugar da Farmácia Oswaldo Cruz no Livor dos Lugares e a declaração de relevante interesse cultural de conjunto urbano do bairro Jacarecanga. Durante o evento, será lançado um vídeo-documentário sobre este marco para a cultura de Fortaleza.
No ato, serão anunciados ainda os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, previstos para as obras de restauro da Casa do Barão de Camocim, Casa da Fotografia e para o a elaboração do Mapeamento Cultural. A ação é articulada pela Casa Civil da Presidência da República e coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O PAC Cidades Históricas abrange 173 municípios, de todos os estados da federação e prevê investimentos iniciais cerca de R$ 250 milhões por ano.
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/noticias/cultura/prefeita-assina-decreto-definitivo-de-tombamentos-de-dez-bens

 Video: Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.