Bem Vindo

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vila das Artes, Mercado dos Pinhões e Galeria Antônio Bandeira estão oficialmente vinculados à Secultfor.


 
 
Câmara Municipal aprova vinculação e institucionalização de equipamentos culturais e órgãos públicos.
 
Vila das Artes, Mercado dos Pinhões e Galeria Antônio Bandeira estão oficialmente vinculados à Secultfor.
Seis mensagens da prefeita Luizianne Lins foram aprovadas pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) na tarde da última quinta-feira (6). Dentre elas, as modificações no artigo 4º da Lei Complementar nº 0054 de 28 de dezembro de 2007, que passam a vincular oficialmente a Vila das Artes, o Mercado dos Pinhões e a Galeria Antônio Bandeira à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) como órgãos integrantes do Sistema Municipal de Cultura (SMC). O parecer foi deferido pelo vereador Ronivaldo Maia.
 
                                            
Entre as demais aprovações, também foram oficializadas a criação do Conselho Municipal da Mulher de Fortaleza e a institucionalização do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra - ambos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Essas iniciativas da prefeita conferem caráter institucional à atuação dos respectivos equipamentos culturais e órgãos públicos.


Equipamentos
 
Prezando pela manutenção e pela ampliação das políticas públicas de cultura e direitos humanos - implementadas em Fortaleza a partir de 2005 -, a prefeita Luizianne Lins, através da aprovação dessas mensagens, garante para as próximas gestões a criação de equipamentos culturais e órgãos importantes.
A Vila das Artes (composta pela Casa do Barão de Camocim, Casa das Escolas e Casa do Cinema), que proporciona, desde 2006, a formação, a difusão, a pesquisa e a produção nas diversas linguagens artísticas através de cursos nas áreas de audiovisual, dança, artes visuais, teatro e cultura digital. Além de ações como o Cineclube Vila das Artes, no qual ocorrem sessões abertas ao público com o objetivo de democratizar o acesso e o debate sobre cinema; as Mostras Especiais de Cinema, que tiveram início em 2009, com finalidades formativas e criticas; e o Diálogos Teatrais, um encontro mensal entre grupos de teatro com a finalidade de compartilhar saberes e conhecimentos.
 
A Galeria Antônio Bandeira, espaço que homenageia, in memoriam, um dos artistas visuais mais reconhecidos de Fortaleza. É um equipamento cultural ligado não só às artes visuais como às políticas de museologia e patrimônio. O espaço conta com um calendário anual de exposições, definido a partir de um edital específico para seleção de projetos de artistas ou coletivos; com um núcleo de Ação Educativa, responsável pela mediação entre visitantes e obras de arte; com um Laboratório de Pesquisa em História da Arte (Laphista), grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e leitura dirigida; além de um acervo do memorial Sinhá D´Amora e um salão para exposições de curta duração, como a mostra principal do Salão de Abril.
 
O Mercado dos Pinhões, que é um bem cultural tombado pelo Município desde 2008, reformado e preservado. Atualmente é palco de uma programação variada que começa na quinta-feira quando a música, a literatura, a dança, a fotografia e outras manifestações culturais se encontram no projeto Quinta Cultural. Às sextas-feiras, traz a maior roda de choro de Fortaleza, com o Chorinho no Mercado e aos domingos a zabumba, o triângulo e a sanfona marcam o ritmo do Forró no Mercado. Desde 2010, como parte da política de gestão do Mercado dos Pinhões, houve a definição de uma programação diurna, através do Programa Arte Viva, que promove cursos e oficinas de arte e artesanato, além de atividades esportivas.
 
O Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, que atua desde 2011 com atendimento psicossocial e jurídico às pessoas vítimas de violência ou violação de direitos motivados pela orientação sexual e identidade de gênero. O espaço também articula a Rede de Proteção aos Direitos Humanos LGBT.
E o Conselho Municipal da Mulher, que tem por finalidade formular,propor diretrizes, monitorar e fiscalizar a execução de políticas públicas dirigidas às mulheres para o combate de qualquer forma de discriminação. O Conselho também é responsável pela promoção da igualdade de gênero, racial e orientação sexual da mulher.
:: Mais Informações
Assessoria de Comunicação - (85) 3105.1386 / (85) 8899.8705
Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.