Bem Vindo

quinta-feira, 1 de abril de 2010

António Zambujo - Beja - Alentejo - Sem Censura - TVC - Brasil











ANTÓNIO ZAMBUJO

António Zambujo nasceu em Setembro de 1975, em Beja. Cresceu a ouvir os cantares alentejanos, cantares esses que mais tarde viriam a ter influência na sua formação musical.

Aos oito anos iniciou seus estudos de clarinete no Conservatório Regional do Baixo-Alentejo mas desde muito jovem se apaixonou pelo fado, tendo como referências Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max, entre outros. Cantava entre família e amigos e aos dezasseis anos ganhou um concurso de fado local.

Finalizados os seus estudos de clarinete, mudou-se para Lisboa. Mário Pacheco, reconhecido intérprete e compositor de guitarra portuguesa, imediatamente o incluiu no elenco do seu prestigioso Clube do Fado, no bairro de Alfama.

Pouco depois, realizou os testes para o musical “Amália”, dirigido por Filipe La Féria, um dos mais conhecidos encenadores de Portugal. Zambujo interpretou o papel de Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália. A obra esteve em cartaz durante quatro anos em Lisboa, para depois percorrer todos os cantos do país. Com este papel, obteve um grande carinho por parte do público, além de adquirir larga experiência e disciplina.

Em 2002, edita o seu primeiro trabalho discográfico, “O mesmo fado”, no qual as influências musicais do Alentejo são marcantes. Alguns fados foram compostos pelo próprio Zambujo, além de outros escritos por reconhecidos poetas do universo fadista como José Luís Gordo e Mário Rainho.

Neste mesmo ano, devido ao grande êxito de “O mesmo fado”, a Rádio Nova FM atribuiu-lhe o prémio de “Melhor Nova Voz do Fado, anteriormente oferecido a intérpretes como Mariza, Camané, Mafalda Arnauth, entre outros.

Em 2004, editou o seu segundo disco, “Por meu cante”, no qual aprofunda as suas raízes alentejanas, recuperando temas do cancioneiro da sua região natal para fundi-las com novas tendências do fado. Para este trabalho contou com a colaboração dos músicos Paulo Parreira (guitarra portuguesa) e Ricardo Cruz (contrabaixo).

Em 2006, ganha o prémio Amália Rodrigues (atribuído pela Fundação Amália Rodrigues”) na categoria de “Melhor Intérprete Masculino de Fado”.

Actualmente, António Zambujo canta na casa de fado Sr. Vinho. Além dos seus concertos em Portugal, tem-se apresentado em salas no estrangeiro como em Toronto, Paris, Santander, Sarajevo, Zagreb e Londres (seleccionado pela Fundação Calouste Gulbenkian para o Festival Atlantic Waves). Ao lado de Carla Pires e Liana, participou na Festa do Avante em 2006 na homenagem ao compositor Alain Oulman, grande responsável por alguns dos maiores sucessos de Amália Rodrigues.

No Verão de 2007, foi convidado para encerrar a “Festa do Fado” do Castelo São Jorge tendo como convidado Luís Represas.

Em Setembro do mesmo ano, lança o seu terceiro álbum “Outro Sentido”, com produção musical de Ricardo Cruz e a participação especial das Vozes Búlgaras Angelite. Em “Outro sentido”, António Zambujo canta e sente o fado à sua maneira, apontando outras direcções para a sua música.

2008 –

“Outro sentido” é considerado pela revista Songlines 'Top of the World Album', um dos melhores do ano na área da World Music.

A editora MP,B discos, através do seu director João Mário Linhares, resolve editar “Outro Sentido“ no Brasil. O disco brasileiro terá 3 faixas adicionais com participações de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil, de Zé Renato e de Ivan Lins. O lançamento será feito no 1º trimestre de 2009 e incluirá concertos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A Fundação Luso-Brasileira propõe um dueto com Roberta Sá para a sua Gala anual de entrega de prémios em Outubro, no Casino Estoril.

O cantor e músico João Gil convida-o a participar no seu mais recente álbum, no tema “Apenas uma boca, a tua boca”, um soneto de David Mourão Ferreira.

No dia 6 de Novembro, ‘Outro sentido’ é também editado em toda Europa e EUA pela prestigiada editora ‘Harmonia Mundi’, sob a etiqueta da sua filiada ‘World Village’.

http://www.antoniozambujo.com/home.asp?zona=2&template=1&precedencia=0&idioma=1

Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, na região Baixo Alentejo, e pertencente à NUTS III Baixo Alentejo,[2] sedia a Diocese de Beja, com 21 658 habitantes.[3]

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 147,14& km² de área e 34 387 habitantes (2008[1]), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.