Bem Vindo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exposição documental e Fotográfica recorda visitas papais ao Santuário de Fátima - Portugal









Ao final da manhã de 27 de Março, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, inaugurou, num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, na presença de mais de uma centena de pessoas, a exposição documental e fotográfica “O Bispo vestido de branco: os Papas e Fátima”, mais uma iniciativa do Santuário de Fátima para assinalar a vinda do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio, ocasião em o Sumo Pontífice visitará Lisboa, Fátima e Porto.

Digamos que, esta exposição é um projecto inacabado. Terminada a visita papal do próximo mês de Maio juntar-se-ão nos painéis expositivos o retrato fotográfico e a mensagem que irão marcar aquela que será a quinta visita papal a este santuário mariano português.

Contudo, a exposição, onde são recordadas as principais acções, meditações e ofertas de vários papas a Fátima, já dá conta da ligação e Bento XVI a este lugar. A mostra rememora, entre outros momentos, que, logo após a sua eleição, em Abril de 2005, Bento XVI pediu a D. José Policarpo que, em Fátima, colocasse o seu pontificado aos pés de Nossa Senhora; lembra as cartas aos legados pontifícios para as celebrações dos 90 anos das aparições (2007) e as palavras deste Papa sobre a mensagem de Fátima.

Recorda também que, ainda cardeal, Joseph Ratzinguer esteve em Fátima em 1996, ocasião em que presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, e que foi a Ratzinguer, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que coube o comentário teológico à terceira parte do Segredo de Fátima, documento datado do ano 2000.

“Esta exposição revela o lugar e a importância que Fátima tem no panorama mundial. O facto de ir realizar-se, pela quinta vez, a visita de um Papa, é um sinal muitíssimo claro da importância que Fátima possui para a Igreja a para o mundo e o alcance universal da mensagem de Fátima”, afirmou o Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, no momento de abertura.

Preparar o acolhimento a Bento XVI, relembrar a importância da figura do Papa na vida da Igreja e a ligação dos diversos papas a Fátima foram os propósitos que presidiram a esta acção, que, embora evoque todos os sumo pontífices desde as aparições de 1917 até à actualidade, destaca, em termos expositivos, as quatro visitas papais já realizadas a esta cidade-santuário: a primeira em 1967, por Paulo VI, e as restantes, em 1982, 1991 e no ano 2000, por João Paulo II.

“Esta exposição é evocativa de um dos aspectos da mensagem de Fátima, aquele em que a figura do Papa ocupa um papel de relevo. A mensagem de Fátima antecipa, deixa ver e ilumina o caminho difícil do Papa ao longo do Século XXI. Há, desde logo, uma ligação particular entre o Santuário de Fátima, enquanto fiel depositário desta mensagem e a figura do Papa, pastor universal da Igreja”, afirmou D. António Marto.

“Uns (papas) não puderam cá vir, não era uso nessa altura no Vaticano, outros vieram como humildes peregrinos entre os peregrinos, como afirmou Paulo VI, outros vieram invocar e agradecer a protecção de Maria, como João Paulo II. A peregrinação de um Papa a Fátima, mostra a universalidade da mensagem de Fátima para a Igreja”, acrescentou.

Uma exposição aberta ao público, com entradas gratuitas, no vestíbulo da Capela do Santíssimo Sacramento, na Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, entre as 9:00 e as 19:00.

LeopolDina Simões



http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=40911

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.