Bem Vindo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará - Centro de Convenções de Fortaleza


Durante dez dias, Fortaleza será a capital nacional da literatura. Será aberta nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril. Na sexta, a programação de abertura traz o show do cantor Erasmo Carlos, às 21 horas – restrito para convidados - no auditório O Quinze (Bloco D). Antes do show, a partir das 19 horas, o jornalista Tadeu Schmidt fará apresentação da Bienal, com a presença do Governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, e do presidente do Sindilivros, Sérgio Braga. Erasmo também vem ao Ceará para lançar “Minha Fama de Mau” (Editora Objetiva), seu livro de memórias narradas em primeira pessoa. O lançamento da publicação na Bienal será aberta ao público e ocorre no sábado (10), às 13 horas, no Café Literário O Galo de Ouro (Sala A Inferior), com mediação do jornalista Dellano Rios (CE).

Por dois anos e meio Erasmo reuniu várias passagens que costurariam os detalhes de sua vida e de sua carreira. Aos 68 anos, quase 600 composições e muitos prêmios depois, ele se mostra tão à vontade no texto quanto nos tempos de artista da Jovem Guarda: “Tocaram a campainha e fui atender. Tinha 17 anos e vivia com minha mãe – e os gatos, os periquitos e o cágado – no quarto alugado da rua Professor Gabizo. O tal casarão de beleza decadente, com seus azulejos coloniais e suas incontáveis pulgas. Na porta, estavam Trindade, Arlênio e um outro cara, que eles queriam me apresentar. O sujeito morava no bairro de Lins de Vasconcelos e se chamava Roberto Carlos. (...) Gostei dele. Era simpático, usava topete e costeletas e vestia calça Far-West com uma jaqueta vermelha tipo James Dean. Conversamos bastante sobre rock, bebemos água da moringa de barro que eu tinha no quarto e comemos biscoito Aymoré. (...) Na saída, entre abraços e piadas sobre as pulgas, agradecido pela hospitalidade, ele disse a frase que mudaria minha vida: ‘Bicho, aparece lá na televisão.’”

De estoquista de loja de sutiãs a carregador de tijolos refratários, Erasmo Carlos fez de tudo até alcançar o sucesso na carreira artística – experiências frustradas que o convenceriam de que seu destino definitivamente era trabalhar com música. “Minha Fama de Mau” conta como o menino criado pela mãe numa casa de cômodos superou todas as limitações e o preconceito da Zona Sul carioca, consagrando-se, junto ao amigo Roberto Carlos, como o porta-voz sentimental de milhões de pessoas.

Em 2010, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.

IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Data: 9 a 18 de abril de 2010
Site: www.bienaldolivro.ce.gov.br
Twitter: @bienaldolivroce


http://www.secult.ce.gov.br/noticias/erasmo-carlos-lanca-201cminha-fama-de-mau201d-na

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.