Bem Vindo

terça-feira, 27 de abril de 2010

Exposição a história de Fortaleza por meio de livros e documentos raros - Arquivo Público do Estado do Ceará


Entre as raridades expostas, uma tradução manuscrita datada de 1903 do diario de bordo de Mathias Beck, encontrada no arquivo da Companhia das Índias, em Haya. Em cartaz no Arquivo Público

A exposição "A História de Fortaleza passa pelo acervo do Arquivo Público" foi organizada pelo do Arquivo Publico do Estado do Ceará (Apec), equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura, em homenagem aos 284 anos da Cidade. A mostra reúne livros e documentos importantes para a Cidade, incluindo obras de autores renomados, textos e fotografias.

Entre as raridades expostas, uma tradução manuscrita datada de 1903 do diario de bordo de Mathias Beck - holandês que esteve no Ceará em 1649. O livro foi encontrado no Arquivo da Companhia das Indias em Haya, pelo Dr. José Hygino Duarte Pereira. A exposição é aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Apec. Criado em 1916, o Arquivo Público do Estado do Ceará funcionava na Biblioteca Pública do Estado. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça e em 68 vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado. Sua função é recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos e exposições tematicas.

O prédio atual foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.

Serviço
Exposição "A História de Fortaleza passa pelo acervo do Arquivo Público"
Local: Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Alencar, 348 – Centro/Fortaleza)
Visitação: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Até 30 de abril
Mais informações: 3101.2615

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.