Bem Vindo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Arte Contemporânea X Arqueologia - Carolina Ruoso e Manuelina Duarte - Laboratório de Pesquisa da Galeria Antonio Bandeira.LAPHISTA.






O que é Arte Contemporânea ?

Esta é uma excelente pergunta, e que não é discutida com uma frequência suficiente. A arte contemporânea pode ser definida de várias formas, como a arte produzida neste momento presente ou a arte produzida desde a Segunda Guerra Mundial. A definição da palavra contemporânea apoiaria a primeira vista, mas os museus de arte contemporânea costumam definir suas coleções como consistindo de arte produzidas desde a Segunda Guerra Mundial.

A arte contemporânea é exibida pelas galerias comerciais de arte, e colecionadores particulares, empresas e organizações financiam certas exposições de artes. Os museus de arte contemporânea ou locais próprios definidos por artistas são os espaços que exibem grandes demonstrações de artes.

Há estreita relação entre financiamento público das organizações de arte contemporânea e do setor comercial. Por exemplo, na Grã-Bretanha, uma grande quantidade de negociantes representam os artistas que participam na condução de financiamento público dos museus de arte contemporânea.
Fonte:http://cultura.culturamix.com/arte/o-que-e-arte-contemporanea


O que é Arqueologia ?


A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.

Para realizar seu trabalho, o arqueólogo lança mão de diversos procedimentos. Em campo, procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta estruturas e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos sistemáticos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados ao grupo que os produziu e ao seu modo de vida. Logo, a pesquisa arqueológica exige muito esforço e dedicação em campo, mas não afasta um trabalho intelectual intenso em laboratório.

As responsabilidades do arqueólogo vêm aumentando a cada dia, já que ele é incumbido de resgatar e conservar a herança cultural humana, lidando com um patrimônio tão frágil e finito quanto os próprios recursos naturais existentes em nosso planeta.

Fonte:http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/oq_arqueologia/intro00.htm


Agora imagine Carolina Ruoso( Arte Contemporânea) e Manuelina Duarte(Arqueologia) em palestra web conferência, Carolina na França, e Manuelina em Goiania. Foi pouco o tempo de palestra, mais muito proveitoso, estamos precisando urgentemente de um Museu Arqueológico em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.