Bem Vindo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Centro Cultural Banco do Nordeste abre nesta quinta exposição "Entre ficar e ir embora" -Cris Soares e Emanuel Oliveira.










O Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza abre nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a exposição “Entre ficar e ir embora”, dos artistas Cris Soares e Emanuel Oliveira, com curadoria de Waléria Américo.

A mostra apresenta desenhos, gravuras, instalações, fotografias e vídeos ligados pelo sentimento de construção e distanciamento. “Entre ficar e ir embora” trata da necessidade de instaurar uma nova configuração das coisas comuns, de construir um lugar ainda não visitado, pensando cuidadosamente o processo.

A distância teve, desde o princípio, um lugar de destaque na construção do conceito da exposição, pois os artistas estavam em Fortaleza e a curadora em Lisboa (Portugal). O desafio foi criar um lugar em comum entre esses dois pontos separados pelo Atlântico. Não se tratava de construir um lugar físico, mas um lugar para as ideias, um lugar, ainda sem nome. Logo em seguida a questão era: Como habitar esse lugar indefinido? Habitar significava mobiliar de pensamentos essa 'casa sobre o mar' para buscar a representação concreta já que é através dos atos que o artista se comunica com o mundo. A esta exposição interessa mais o “como” ao “o que”. O risco é aprender a se arriscar. O caminho aponta para uma chegada infalsa que vai ser outro ponto de partida.

A dupla constrói e negocia e sua vida através da arte. É a conversa, o compartilhar, mesmo que ainda na esfera do íntimo, que é ambiente primeiro da construção. É a busca de uma compreensão entre a imaginação e o fazer. É nisso que pensam quando, por exemplo, falam sobre o amor. Criam narrativas e avivam o cotidiano, antropomorfizam alguns objetos e coisificam outros, os deslocam. A potência é no vivo. Numa roupa que potencializa ações de um gesto, em arquiteturas de sustentação que não podem sustentar a não ser seu próprio corpo, em objetos que teimam em não servir para aquilo que foram fabricados e querem ir embora desse lugar fixado, cristalizado ... e vão. Vão ser pássaro, vão ser caracol, vão crescer, vão fugir de seus destinos e vão encontrar outros.

Sobre Cris Soares e Emanuel Oliveira

Cris Soares, graduada em Artes Visuais, e Emanuel Oliveira, graduando no mesmo curso, compõem a dupla Máquinas que não Funcionam. Iniciaram pesquisa conjunta a partir do projeto “EU, metade de dois” realizado dentro do programa Residências em Fluxo (MAMAM no Pátio), em João Pessoa, 2010. Vivem e trabalham em Fortaleza, Ceará, onde desenvolvem os desdobramentos da pesquisa que tem o desenho como elemento motor. Investigam as relações de corpo e espaço correlatos. Fotografias, gravuras, performances, instalações surgem durante o processo de construção a dois, e são resultantes da maneira individual de decifrar as possibilidades.

Sobre Waléria Américo

Waléria Américo, artista visual brasileira, participa de exposições nacionais e internacionais desde 2001, e atualmente cursa Mestrado Arte e Multimédia - Performance e Instalação na Universidade de Lisboa, além de desenvolver trabalhos de colaboração com outros artistas. Suas experimentações artísticas trafegam entre o vídeo, a fotografia e a performance, num empenho em investigar as relações entre o corpo e o entorno, a habitação e a trajetividade. Possui experiência profissional em arte-educação, produção artistica, cinema, vídeo e fotografia.

Fonte:http://www.bnb.gov.br/Content/aplicacao/Grupo_Principal/Nordeste_Noticias/conteudo/nordeste_noticias_detalhes.asp?lstrCodNoticia=3097

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.