Bem Vindo

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo - 08 de Janeiro.




Não se pode afirmar que a fotografia é a obra final de um único criador. Afinal, muitos contribuíram com experiências tecnológicas. O conceito que mais ajudou a desenvolver a foto como a conhecemos foi o da câmara escura, descrita por Giovani Baptista Della Porta, em 1558.

Depois de muitos outros experimentos, a primeira fotografia reconhecida no mundo foi do francês Joseph Nicéphore Nièpce, em 1825. A imagem foi produzida com uma câmera e demorou 8 horas de exposição solar. Em seguida, outro francês, o Daguerre, desenvolveu um processo que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos.

A fotografia, na época, levou alguns a acharem que a pintura desapareceria. Estas especulações acabaram influenciando o movimento da época, o Impressionismo. No entanto, foi só em 1888 que a foto se popularizou como produto de consumo.

Nos tempos modernos, a fotografia deu um salto qualitativo e, como a maioria das coisas atualmente, virou digital. Hoje, uma fotografia pode ter diversos significados. Uma lembrança de família, uma forma de saber como era seu bisavô falecido que você não teve a chance de conhecer, uma forma de arte, de denúncia e até ensaios com artistas e modelos (é a fotografia em estúdio).

Desta que foi uma das maiores criações humanas, surgiram dois profissionais: fotógrafos e fotojornalistas. A diferença entre um e outro é que os primeiros são como escritores e os segundos, como jornalistas. Uma foto de jornal informa da mesma maneira que um texto, ela tem uma linguagem própria. Já o fotógrafo pensa mais na arte, estética da foto.

É bom lembrar que, da mesma forma que existem jornalistas escritores, há fotógrafos fotojornalistas. A diferença é que eles falam a língua da foto. Será que vocês falam a linguagem fotográfica? O Universia convida todos os leitores do portal a caminharem um pouco pelo mundo da fotografia e enviarem-nos sua melhor foto de 2011. Mandem para o e-mail redacao@universia.com.br.

Não se esqueçam de enviar o e-mail com o seguinte assunto: foto para divulgação Universia. No corpo do e-mail, coloque algumas informações sobre a fotografia. Quando ela foi tirada, o contexto dela e por que você acha que ela foi sua melhor foto de 2011.

Por fim, não deixem de incluir um termo de autorização (clique aqui) para o uso da foto, para que os créditos sejam devidamente atribuídos. Uma galeria será feita 2ª feira (9) com todas as fotos de nossos leitores. Estamos esperando!
Fonte:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/01/06/903313/dia-nacional-da-fotografia-e-do-fotografo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.