Bem Vindo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Xilogravuras de João Pedro de Juazeiro - Galeria Antônio Bandeira‏ - Fortaleza






Xilos e cores na Galeria Antonio Bandeira

Após dois meses de reforma na estrutura física do Centro de Referência do Professor, instituição-sede da Galeria Antônio Bandeira, as exposições de artes visuais, bem como as visitações públicas, oficinas e laboratório de pesquisa voltam a incrementar o calendário de programação em 2012. Selecionado através do II Edital de Programação da Galeria Antônio Bandeira, o artista que marca a reabertura do espaço é João Pedro de Juazeiro, que expõe um conjunto de 20 xilogravuras coloridas em torno da religiosidade e cultura popular a partir do próximo dia 12. Em cartaz até 11 de fevereiro, a mostra é ainda pano de fundo para uma oficina gratuita ministrada pelo gravador, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. As inscrições já estão abertas através do e-mail educativo@galeriaantoniobandeira.ce.gov.br.

Promovidas pelas Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, exposição e oficina têm como objetivo difundir as técnicas da xilogravura e suas diferentes facetas, valorizando e difundindo as manifestações das culturas tradicionais populares. As noções técnicas de caráter industrial e artesanal estão incluídas no programa, assim como o estilo inovador do artista que, ao contŕario da maioria, trabalha com cores a partir de uma única matriz. Autodidata, João Pedro do Juazeiro nasceu em Ipaumirim e ainda criança passou a viver em Juazeiro do Norte. A iconografia nordestina, as figuras de Padre Cícero e Patativa do Assaré, os orixás e toda a pluralidade imagética da região povoam seus trabalhos. Segundo o pesquisador Gilmar de Carvalho, “é um gravador que reúne um repertório de vivências, uma visão de mundo, um código sertanejo e traduz tudo para um mundo marcado pelas tecnologias de ponta e pelas novas mídias”.

Autor de literatura de cordel e às voltas com a prática da xilogravura desde 1998, João Pedro já participou de duas coletivas na França, fez uma individual na Alemanha e acabou de expor em Cabo Verde, a convite do Ministério da Cultura. Seguindo o fluxo estabelecido através do Edital de Programação da Galeria Antônio Bandeira, a próxima exposição em cartaz fica por conta do Coletivo Aparecidos Políticos, que trabalha com o universo de relações entre arte e política. Agendada para o período de 14 de fevereiro a 17 de março de 2012, a exposição consiste em uma intervenção urbana através da criação de uma mini-estação experimental de radio-arte na cidade de Fortaleza. Além das exposições, os encontros quinzenais do Laboratório de Pesquisa também voltam à pauta, a partir do próximo dia 23.

No dia 23 de abril, a Galeria Antônio Bandeira abre as portas para a exposição da artista plástica Heloísa Juaçaba, grande homenageada do Salão de Abril 2012. Em julho, o espaço recebe as exposições previstas como contrapartida através dos Editais das Artes. O Edital de Programação da Galeria Antonio Bandeira, concebido e proposto pela Secultfor, em diálogo com a classe artística, seleciona trabalhos individuais ou coletivos para complementar o calendário anual de exposições no local. O objetivo é difundir a produção cultural e promover a qualificação dos equipamentos e espaços públicos voltados à cultura, aproximando a arte da população em geral. “A galeria retoma suas atividades a todo vapor e o público já cativo pode voltar a interagir, sugerir e prestigiar nossos artistas”, convida a diretora da galeria, Mariana Ratts.

SERVIÇO
Exposição de xilogravuras do artista João Pedro de Juazeiro.

Visitação gratuita: 12 de janeiro a 11 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro - Centro de Referência do Professor), das 14h às 17h.

Inscrições para oficina: educativo@galeriaantoniobandeira.ce.gov.br. Telefone: 3105.1403.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Secultfor (8899.8705/8899.8703)
Mariana Ratts
Galeria Antônio Bandeira
Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Tel: +55 85 3105.1403

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.