Bem Vindo

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Observatório da Violência - Não ao Silêncio.Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.






O Observatório da Violência contra a Mulher constitui um dos projetos estratégicos do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde, equipamento da Prefeitura de Fortaleza ligado à Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. O Observatório teve suas atividades iniciadas a partir da criação do Centro de Referência Francisca Clotilde, em março de 2006, com o intuito de construir um banco de dados a respeito da violência contra a Mulher na Cidade de Fortaleza.

Este banco utiliza como base de informações fontes primárias, ou seja, o histórico apresentado pelas próprias mulheres que procuram o Centro Francisca Clotilde. Tais dados são coletados através do prontuário de atendimento e possibilitam conhecer, através de 51 variáveis, o perfil da mulher que sofre violência e é atendida no equipamento, o perfil do seu agressor, a sua afluência por regional, a caracterização da violência que a mulher sofre, dentre outros dados. O Observatório vem expressando crescente importância para a compreensão do problema da violência doméstica e sexual contra a mulher, pois através das informações coletadas, a equipe do Centro de Referência vem subsidiando as análises necessárias à compreensão das diversas faces do problema em questão, bem como tem encontrado respostas para a implementação de estratégias de atendimento e fortalecimento das mulheres em situação de violência.

Contando atualmente com uma série histórica de quatro anos, o Observatório da Violência também tem subsidiado variados estudos e pesquisas na área, dentre os quais, trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Até 7 de setembro de 2010 foram registrados através do Observatório da Violência contra a mulher 7.567 (sete mil, quinhentos e sessenta e sete) atendimentos de mulheres no Centro Francisca Clotilde, dos quais 2.650 (dois mil, seiscentos e cinqüenta) foram atendimentos de 1a. Vez e 4.917 (quatro mil, novecentos e dezessete) foram retornos.

Para saber mais sobre o Observatório da Violência, entre em contato com o Centro de Referência Francisca Clotilde pelos telefones 3105.3415 ou 3105.3417.
fonte:http://www.fortaleza.ce.gov.br/mulheres/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=411&Itemid=99999999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.