Bem Vindo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lançamento do documentário: "O VENENO ESTÁ NA MESA" UFC Benfica - Fortaleza - Ce

“O veneno está na mesa”, documentário do cineasta Sílvio Tendler que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil, será lançado em Fortaleza, na próxima terça-feira, 06. O filme mostra os danos gerados pelo uso de agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente. Alertando para o fato de que o Brasil é o maior consumir de agrotóxicos no mundo, discute como o modelo de desenvolvimento que tem sido ...adotado no país beneficia grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras, em detrimento da agricultura familiar.

Após a exibição, haverá um debate com a participação de Tendler; da integrante da Via Campesina, Loudes Vicente; e da professora do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e coordenadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade), Raquel Rigotto. Lourdes apresentará a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que objetiva ampliar o debate sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, articulando ações que fortaleçam a agricultura camponesa e a produção de alimentos saudáveis. Pretende-se que, a partir desta terça, a campanha ganhe força também no Ceará.

Raquel Rigotto abordará a problemática dos agrotóxicos no Ceará, especialmente na Chapada do Apodi, onde grandes empresas de fruticultura usam intensamente esses químicos, inclusive através da pulverização aérea, contaminando o meio ambiente e até a água usada para consumo humano. Tratando da realidade local, em seguida será apresentado o curta “Sucata de Plástico”, da produtora Nigéria Filmes, que retrata a prática diária dos trabalhadores de uma usina de reciclagem em Quixeré, interior do Ceará, que manejam material contaminado por agrotóxicos.

terça, 6 de setembro · 19:00 - 22:00
Auditório Raquel de Queiroz (CH2_UFC/Benfica, Fortaleza/CE)
Arnaldo Fernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.