Bem Vindo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sistema Municipal de Museus pauta seminário e pré-conferência setorial - Secultfor





A preocupação em torno da preservação do patrimônio histórico e cultural e o respeito à memória são, cada vez mais, temas centrais na agenda de discussões políticas do setor e debates públicos deflagrados junto à sociedade civil organizada. No centro das atenções, o museu já não é mais lugar onde se aprecia o passado tão somente. É também espaço para a experimentação e o fazer pensar. Essa idéia permeia o primeiro seminário e Pré-conferência Setorial de Museus promovidos pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, na Vila das Artes, onde volta à pauta a implantação do Sistema Municipal de Museus, que tem como proposta criar mecanismos legais para afirmar, valorizar, preservar e gerenciar o patrimônio cultural em Fortaleza.
O encontro tem como convidada especial a historiadora Simone Flores, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para o dia 27, entram em discussão questões como a Política Nacional de Museus, o Sistema Brasileiro de Museus e o Estatuto de Museus, além do trabalho em rede e os Sistemas Estaduais e Municipais. Já no dia 28, serão discutidas as legislações propriamente ditas. Entre os objetivos da criação do Sistema de Museus do Município de Fortaleza, que prevê também um Fundo Municipal, estão a promoção, apoio e estímulo da articulação entre os museus municipais e a formulação de uma Política Municipal de Museus para Fortaleza. O projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Sampaio, segue as diretrizes do Sistema Brasileiro de Museus e recebe o incentivo e promoção da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor, em parceria com a Galeria Antônio Bandeira.

De acordo com a diretora da Galeria Antônio Bandeira, Mariana Ratts, a implantação do Sistema Municipal já vem sendo discutida desde 2009, por meio do 3° Fórum Estadual de Museus, organizado pelo Sistema Estadual de Museus, em que gestores e representantes das unidades museológicas do Ceará formularam propostas para o aprimoramento das políticas públicas destinadas aos museus da cidade. “A criação de um Sistema Municipal de Museus é um passo importante para a construção de uma política museológica na cidade, contribuindo para a articulação de suas instituições, tendo em vista que Fortaleza possui cerca de 25 museus abrangendo várias tipologias, e a sistematização de políticas de integração e incentivo aos museus”, informa.


O seminário e a Pré-Conferência Setorial de Museus tem ainda como objetivo elaborar conteúdos, diretrizes e propostas que serão integradas e consolidadas durante a IV Conferência Municipal de Cultura, prevista para novembro, onde será dado início à criação do Plano Municipal de Cultura.


Sobre Simone Flores:
Possui Graduação em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). É especialista em Sociedade Economia e Política pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994). Especialista em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Curso de Estudos Avançados em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ABM (2008). Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é Coordenadora do Sistema Estadual de Museus/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura, Curadora do Museu de Ciência e Tecnologia PUCRS, Membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e Membro da Equipe de professores ministrantes das Oficinas do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus - Ministério da Cultura. Tem experiência em Gestão de Museus e Políticas Públicas para Museus.

SERVIÇO
Seminário de Implantação do Sistema Municipal de Museus e Pré-conferência Setorial de Museus
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Data: 27 e 28 de setembro, terça e quarta.
Horário: 09h às 17h.
Informações: 3252.2204
Informações com a Assessoria de Imprensa da Secultfor pelo telefone 3105.1386



--
Bia Gurgel
Anna Cavalcanti (estagiária)
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor
Telefones: 3105.1386 ou 8899.8705
Prefeitura Municipal de Fortaleza
www.twitter.com/secultfor
Facebook - Secultfor
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura


Mariana Ratts
Galeria Antônio Bandeira
Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Tel: +55 85 3105.1403

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.