Bem Vindo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MARACATUS E ORIXÁS - Maracatu Vozes da Africa - Sesc Fortaleza













Na abertura da Exposição MARACATU E ORIXÁS, do Artista Plástico João Pedro do Juazeiro, o Maracatu Vozes da Africa esteve presente fazendo uma bela apresentação, para crianças, jovens e adultos.

SOBRE O MARACATU VOZES DA ÁFRICA
O Maracatu Vozes da África surgiu em 20 de novembro de 1980, por ocasião das comemorações do dia da Consciência Negra. Entraram na cena do Carnaval de rua, em 1981. O nome é uma alusão ao poema de Castro Alves, poeta baiano de meados do século XIX (1847-1871), que se celebrizou pelos poemas: O Navio Negreiro e Vozes da África, em defesa do povo africano, afetado pelo tráfico escravo.

A sua primeira diretoria teve uma composição heterogênea, na perspectiva de expressar o compromisso com as questões do movimento negro organizado no Ceará, quanto em “inovar” na estética visual e rítmica, através da junção de vários artistas. Compunham a diretoria, além do jornalista e professor Paulo Tadeu, José Maria de Paula Almeida, que se tornou a rainha, o figurinista Isidoro dos Santos, Afránio Rangel e Haroldo Rangel, compositores de loas, Luiz Alencar Rangel filho, José Nilton, músico; o aderecista Valmir Balaio, o artista plástico e ator Ivany Gomes, além de vários outros artistas e educadores.

Desde a sua fundação/criação, o grupo teve as seguintes denominações: Maracatu Vozes D´África, Grupo Afro- Brasileiro Maracatu Vozes D´África, assumindo hoje, por razões jurídicas Associação Cultural Maracatu Vozes da África. A caminho dos seus 30 anos de atividades, o Maracatu Vozes da África realizou aproximadamente mais de mil apresentações públicas, procurando mostrar, notadamente, o aspecto didático da cultura Afro-Brasileira.

Sua história registra excursões por países como Argentina, Uruguai, Guianas Francesas, França e Finlândia. No Brasil, já se apresentou em várias capitais e cidades do interior do Ceará. Em 1997, representou o Brasil no 13° Festival de Folclore do Mundo, realizado em Bray-Dunes, na França, quando recebeu as melhores referências dos organizadores do festival e do público e voltando novamente em 2005 onde representou o Ceará e o Brasil. Em sua sede, localizada na Rua Padre Mororó - 1217, abriga a galeria Paulo Tadeu, com grande acervo e fotos, bem como 85 troféus conquistados ao longo de 30 anos de atividades, sendo 10 deles de campeão do carnaval de rua de Fortaleza.

“O maracatu vem desempenhando um papel relevante no cenário multicultural cearense, como impulsionador de artistas da música, da poesia, da dança e do teatro, que vem, ao longo dos anos, através de sua performance singular, da diversidade de seus ritmos e danças, enriquecendo o carnaval de Fortaleza e divulgando a cultura popular, as antigas tradições e a religiosidade do povo cearense. Nada mais justo que essa homenagem ao maracatu cearense, em particular ao Maracatu Vozes da África, pelos trinta anos de história e dedicação ao carnaval de Fortaleza”, destaca João Alfredo.


Fonte de pesquisa:http://www.joaoalfredovereador.com.br/noticias/869

Fotos e Video : Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.