Bem Vindo

sábado, 10 de setembro de 2011

Comphic aprova tombamento da Casa do Português.A CASA DO PORTUGUÊS - FORTALEZA - CE



Foi confirmado o tombamento definitivo do conjunto arquitetônico, conhecido popularmente como Casa do Português, durante a 30ª reunião do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic). A decisão, aprovada por unanimidade, se justifica por ser “um dos marcos arquitetônicos da cidade e detentor de reconhecido valor simbólico e afetivo pelos habitantes de Fortaleza”, segundo parecer elaborado pelos conselheiros Romeu Duarte, professor de Arquitetura da UFC, e Ivone Cordeiro, professora de História da UFC. O imóvel se destaca em meio a uma área onde as transformações, principalmente o processo de verticalização, são intensas.

Denominado Vila Santo Antônio, a edificação se situa no nº 5.094 da Av. João Pessoa, no Bairro Damas. Construída entre o final da década de 1940 e o início dos anos 1950, foi inaugurada em 13 de junho de 1953 para ser a residência do comerciante português José Maria Cardoso. Ao longo dos anos, passou por vários usos, chegando a abrigar a Boate Portuguesa, a Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (ANCAR) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE). Posteriormente, funcionou no local uma oficina mecânica, um pequeno hotel e até um estacionamento.

De acordo com o parecer, “o prédio notabilizou-se, desde a sua inauguração, por seu aspecto insólito e exagerado, espécime arquitetônico pitoresco em meio a uma Fortaleza constituída por uma arquitetura de escala comportada”.

A partir da aprovação pelo Conselho, que já era considerado tombado provisóriamente pelo Patrimônio Municipal, agora o tombamento será definitivo. A documentação será enviada para assinatura da Prefeita Luizianne Lins. Após a assinatura, o tombamento estará registrado no Livro de Tombo.

As reuniões do Comphic acontecem na primeira terça-feira de cada mês, na sede da Secultfor (R. Pereira Filgueiras, 4, Centro). A próxima reunião ocorre no dia 4 de outubro.

A Casa do Português está entre os 32 bens tombados pelo município. Confira em http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/index.php?option=com_content&task=view&id=10144&Itemid=119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.