Bem Vindo

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prefeitura divulga programação de aniversário e inauguração do novo Estádio Presidente Vargas - Benfica














No mês em que completa 70 anos, o estádio Presidente Vargas vai ter sua estrutura totalmente renovada entregue à população.

A programação acontece a partir da próxima semana e vai ter seu momento mais especial na quarta-feira, 14 de setembro, data de aniversário do estádio.

Antes, já na próxima segunda, a prefeita Luizianne Lins recebe autoridades num coquetel de apresentação da nova estrutura do estádio.

Na terça-feira, esportistas e profissionais da imprensa vão conhecer os espaços especiais do novo PV a partir das 10 da manhã.

Eles vão percorrer a Tribuna de Honra que presta homenagem ao cronista esportivo Alfredo Souza Sampaio; a Sala de Imprensa que homenageia Aliatar Rodrigues, outro cronista esportivo; e a Calçada dos Craques, espaço que presta reconhecimento a Valdemar Caracas, fundador do Ferroviário.

O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, resume a proposta da programação.
PV ORGULHO DA CIDADE

Setenta anos de história. Em 14 de setembro de 2011, o Estádio Presidente Vargas (PV) celebra aniversário e a gestão Luizianne Lins dá de presente à cidade uma arena esportiva completamente diferente. Modernizado e 100% reformado, o PV modificou suas acomodações para gerar mais conforto e segurança aos torcedores e aos profissionais esportivos.

O antigo PV não existe mais, exceto em sua fachada principal. Moderno e confortável, o estádio preserva sua tradição. A arena esportiva foi palco de partidas históricas, como a milésima partida do Pelé pelo Santos, no jogo Ceará 2 X 1 Santos, em 1972. Reformado e modernizado, o estádio já está pronto para servir como arena para outras partidas memoráveis.

Além do espaço para os jogos, a Prefeitura de Fortaleza pretende transformar o Presidente Vargas em um equipamento social, um patrimônio cultural da cidade que possa receber não apenas os amantes do futebol, mas toda a população de Fortaleza.
O VELHO PV
A reforma do estádio Presidente Vargas teve início em 18 de janeiro de 2010. Ao longo de sua história, o PV já tinha passado por outras reformas, mas nenhuma desta dimensão. Isto porque 100% do que ficou da antiga estrutura do estádio foi recuperado e reforçado.
O estádio encontrava-se com rachaduras, trincas, fissuras e destacamento do concreto, recalques, infiltrações, armaduras corroídas. Essas e outras evidências de degradação, que traziam risco à segurança de torcedores e dos profissionais de imprensa, foram diagnosticadas por uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Ceará. Isso levou à interdição do PV em 4 de fevereiro de 2008, como medida preventiva para que não se repetisse a mesma coisa que aconteceu em novembro de 2007, no Estádio do Fonte Nova, na Bahia, onde ocorreu a queda de uma parte da arquibancada, matando e ferindo torcedores.

Antes do início da obra, ainda em 2008, a Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef), ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou testes químicos, dinâmicos e físicos, a fim de diagnosticar a reação situação do estádio. Os testes comprovaram a situação de desgaste da estrutura do PV e confirmaram a necessidade de uma reforma em todos os setores da arena esportiva.

Quando a equipe de engenheiros e operários iniciou a reforma do PV, muitos outros pontos críticos que nem haviam sido relatados foram descobertos. Na arquibancada sudoeste (que se encontra ao lado da Tribuna de Imprensa), por exemplo, foram detectadas fissuras sérias nas vigas devido ao posicionamento incorreto da armadura na época da construção do estádio. Um colapso era iminente. O prédio das cadeiras especiais também estava com sua estrutura bastante comprometida, apresentando fissuras na parte superior (provavelmente ocasionado pelo excesso de carga das três camadas de piso que no decorrer dos anos foram sobrepostas) e redução da seção das armaduras por corrosão. Sem receber manutenção há bastante tempo, a degradação do PV poderia ter levado a consequências mais sérias.

A obraPara garantir mais segurança e conforto aos torcedores e aos profissionais esportivos, era preciso recuperar e modernizar o estádio. A obra foi dividida em duas etapas: recuperação e reforço da estrutura antiga do PV, e modernização. Os serviços de demolição de alvenaria, amarração de ferragem, apicoamento e jateamento de concreto (troca do antigo revestimento de concreto por um novo), execução das fundações para a ampliação das arquibancadas foram concluídos em 2010. A reforma do estádio Presidente Vargas incluiu ainda a mudança de toda fiação elétrica e hidro-sanitária e instalação de cadeiras novas.

Após a recuperação e reforço da estrutura antiga, foram realizadas as etapas de modernização do estádio.

O NOVO PV
Com a modernização, o PV passou a atender aos padrões internacionais de segurança e conforto determinados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). As modernizações realizadas ainda habilitam o estádio a funcionar como centro de treinamento para as equipes que virão para Fortaleza participar da Copa do Mundo de 2014. Isso também garante que o estádio cearense possa receber jogos de competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

PV modernizado e confortável
A reforma e modernização adequou o estádio às normas do Estatuto do Torcedor, da Fifa e das normas universais de acessibilidade.

De acordo das diretrizes do Manual da Fifa: todos os lugares do estádio devem ter assento individual, com encosto de 36 cm e os acessos através de dispositivos, rampas, que garantam segurança e rotas de fuga que permitam aos espectadores deixar o campo em 10 minutos.

A arquibancada possui três níveis edificados com acesso através de rampas monumentais. No primeiro andar, estão o hall do estádio, a recepção de autoridades e de visitantes e o acesso aos vestiários e ao campo. O segundo nível é de acesso do público às cadeiras especiais, e contém sanitários e lanchonete. O terceiro nível é destinado à imprensa esportiva e à tribuna de honra.

Capacidade de público antiga: 18.500 lugares. Capacidade de público atual: mais de 20 mil assentos.
O novo PV tem um arco central que sustenta a cobertura - melhorando a visão da imprensa esportiva em dias de jogos à tarde - e dois (2) elevadores para imprensa e pessoas com deficiência.
O estádio é todo forrado com colmeia semelhante a que existe no Aeroporto Pinto Martins.
Há brises (elementos arquitetônicos) que fecham a fachada com painéis metálicos coloridos identificando cada setor do estádio.

O piso é com bloquete intertravado que suporta tráfego pesado.

São 20 banheiros para os torcedores - 9 para mulheres e 11 para homens.

Os dois (2) placares possuem displays de LED, com tecnologia que permite a atualização das informações em tempo real. A comunicação é realizada via radiofreqüência, interligando a base operacional e os placares eletrônicos, portanto, sem a necessidade de fios. Os placares possuem dimensão aproximada de 22cm de espessura; 2,50m de altura e 5m de largura/extensão.

O gramado do PV também recebeu modernização, com a implantação da irrigação automatizada. Durante todo o período de requalificação do estádio, o gramado recebeu tratamento.


PV qualificado para receber grandes times e seleções

Antes da reforma, o campo do PV tinha as medidas máximas permitidas pela Fifa: 110 m de comprimento por 75 m de largura. Embora não parecesse, o PV possuía dimensão do gramado semelhante ao Castelão ou ao Mineirão. Com a reforma, o gramado ficou cinco (5) metros mais curto e sete (7) metros mais estreito. A título de comparação, ele é a reprodução exata do estádio do Manchester United, o Old Trafford: 105m x 68m.

Esta redução foi uma exigência da obra da arquibancada com os quatro novos degraus que aproximam mais ainda o torcedor do campo de jogo. Assim o PV, que quando foi interditado possuía capacidade para 18.500 torcedores, amplia sua capacidade para mais de 20.000 torcedores, atendendo à exigência da CBF para realização de jogos do Campeonato Brasileiro.

PV seguro
No Estádio Presidente Vargas foram instaladas 100 câmeras de monitoramento. Além disso, o sistema de controle de acesso é o mesmo do Estádio do Olímpico de Porto Alegre: as catracas eletrônicas identificam o torcedor pelo nome e foto no telão da sala de comando central.

O novo PV conta com 16 aberturas de acesso para o público com rampas com inclinação igual ou inferior a 8% (dentro das normas de acessibilidade) e com capacidade que permita a saída de 42 pessoas por segundo.

São quatro (4) setores com quatro (4) entradas diversas. O alambrado é de vidro laminado e temperado, constituído por duas (2) chapas de 12, 5 milímetros cada uma, separadas por película intermediária. Há divisórias que separam a Tribuna de Honra do restante da arquibancada. São 10 salas que utilizadas para administração, juizados, delegacia, imprensa e tesouraria, além de duas (2) áreas de reserva técnica.

PV preparado para os profissionais que trabalham durante a partida
O novo PV contém quatro (4) vestiários, onde cada um tem uma sala de massagem e duas (2) quadras de aquecimento para jogadores. Além disso, são dois (2) vestiários para árbitros com sala de aquecimento, sala de massagem e lounge para relaxamento. Há ainda sala antidoping e ambulatório com sala de curativos e de médicos.

Para a imprensa, estão disponíveis 11 cabines para as transmissões de rádios; três (3) cabines de TV; três (3) cabines específicas para as câmeras e uma cabine para o monitoramento do placar e de segurança; além de uma área com bancada para 30 profissionais da imprensa.

Há ainda uma sala de imprensa, com instalação para internet; além de um auditório de 59m² para coletivas de imprensa, com 54 cadeiras.

PV preparado para pessoas com deficiência
O acesso das pessoas com deficiência está garantido com dois (2) elevadores e rampas de acesso. O estádio dispõe também de piso tátil, banheiros adaptados e lugares especiais para que as pessoas com deficiência possam acompanhar os jogos.

O espaço do PV está de acordo com as normas de acessibilidade universal, as normas de segurança de evacuação, o Estatuto do Torcedor (Lei n° 10.671/03) e os padrões da Fifa. A nova estrutura conta com 17 rampas de acesso, eliminando as atuais escadarias e respeitando critérios de segurança e acessibilidade. Quatro dessas rampas dão acesso a áreas especiais reservadas para pessoas com deficiência assistirem aos jogos. Segundo normas da Fifa, o local onde o deficiente assistirá ao jogo deve ser reservado para que a pessoa não corra o risco de sofrer algum dano físico. Além disso, a Federação prevê que, em caso de emergência, a pessoa com deficiência deve ter uma saída exclusiva do campo.

Reforma do Estádio Presidente Vargas, fotos exclusivas do Bola ao Centro e dantas21
http://dantas21.blogspot.com/

GABINETE DA PREFEITA
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PAÇO MUNICIPAL - RUA SÃO JOSÉ, 01 - CENTRO
CEP: 60.060-170 fortaleza - CEARÁ
FONE: 85 3105- 1446 - Fax: 3105 - 1448

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.