Bem Vindo

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mostra Movimento MADI - Museu Madi - Sobral -Ce 2012



No dia 5 de julho de 2005, os sobralenses ganharam mais um museu: o MADI Internacional. Espaço inaugurado por ocasião do aniversário da cidade, e que está situado no espaço do anfiteatro à margem esquerda do rio Acaraú, integrado à Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (ECOA).
Com a criação do Museu, a cultura sobralense ganhou visibilidade internacional, o museu de Sobral é o primeiro do gênero construído no Brasil e também único representante do “Movimento Madi” no País. Ao todo, cerca de 100 obras doadas por artistas Madi do mundo inteiro fazem parte do acervo do Museu. São esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável. A criação do museu Madi em Sobral foi possível graças ao sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas realizados no município, promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. “O nosso compromisso é de que o Museu tenha um caráter educativo, voltado para a formação de novos talentos, procurando mostrar todo o estilo e o conceito do movimento Madi”, lembrou o prefeito Leônidas Cristino, quando da inauguração do museu.
O evento inaugural contou com a presença de vários artistas Madi, que vieram da França, Hungria, Uruguai e Estados Unidos, especialmente para a inauguração do Museu, que está aberto ao público de terça a domingo, no horário de 17h às 21h com entrada gratuita nos dois primeiros meses de funcionamento.
O Movimento MADI
O Movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin, em meados de 1940, pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento) A (Abstração) D (Dimensão) I (Imaginação) e tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. “O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos”.
O movimento, que nasceu na Argentina, contava, no início, com 10 participantes. Atualmente, pelo menos 100 artistas participam do movimento Madi, que está difundido em vários países. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas Madi na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos. Em Sobral, o Museu Madi Internacional tem como curador o artista plástico José Guedes.

Arquitetos: Campelo Costa e Marcely Barreira
Foto: Esdras Guimarães

Video: Bom dia Ceará - Tv Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.