Bem Vindo

sábado, 28 de julho de 2012

AUGUSTO RUSCHI - PESQUISADOR E NATURALISTA - SANTA TERESA - DOCE TERRA DOS COLIBRIS.



A história de Santa Teresa começa em 1875, quando 60 famílias venetas e trentinas, a bordo do navio Rivadávia, atravessaram o Atlântico e desembarcaram no Rio de Janeiro. Enfrentaram outro vapor para Vitória. Após alguns dias, subiram em canoas pelo rio Santa Maria e escolheram as montanhas para implantar a saga da colonização. Em 1877, Santa Teresa recebeu nova corrente Migratória, eram imigrantes que vinham da Suíça e Alemanha que rumaram para a Região de Vinte Cinco de Julho, hoje distrito do município, no mesmo ano, chegaram os poloneses que se estabeleceram em torno do atual distrito de Santo Antônio do Canaã.

A instalação oficial do município só se deu em 22 de fevereiro de 1891, levada a efeito solenemente pelo presidente do "Governo Municipal de Santa Leopoldina", sendo empossado como presidente: Jerônimo Vervloet (belga), intendente: Fortunato Broilo (italiano), Alexandre Filipe (austríaco), Dr. Emílio Hausller (suíço) e Julião do Espírito Santo (brasileiro), todos visavam o progresso e o engrandecimento da região, tanto que em 1900 se dizia que o município era o mais importante e mais rico do estado.

O nome do município tem duas versões: A primeira indica que foi homenagem a Teresa Cristina de Bourdon, imperatriz do Brasil, casada com o Imperador Dom Pedro II. A outra afirma que uma devota - Maria Madalena A. Armini, que protegida pela sombra de um pau-peba, reunia os imigrantes para rezarem em frente ao quadro de Santa Teresa. O palco escolhido pelos imigrantes é repleto de belezas naturais, mais de um século de labor mostra toda herança natural.

 Augusto Ruschi
Santa Teresa é uma cidade de reconhecimento internacional, granjeado pelos trabalhos que o pesquisador e naturalista Augusto Ruschi realizou no lugar. Autor de livros excepcionais pela qualidade e profundidade com que estudou a flora e a fauna locais, Augusto Ruschi foi um dos raros cientistas brasileiros a notar, bem antes que muitos outros, a importância da preservação da natureza para o futuro do homem. O Museu de Biologia Mello Leitão e a Estação Biológica de Santa Lúcia são algumas de suas heranças, além do exemplo pessoal que deu em sua dedicação à causa da preservação de nosso planeta.

Fonte: http://www.portal-st.com.br/

 Video: Globo Repórter - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade
Data: 27.07.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.