Bem Vindo

sábado, 28 de julho de 2012

CAMPUS PARTY RECIFE - O NORDESTE BEM REPRESENTADO .2012



Falando como um mentor para uma plateia lotada, no cenário principal da Campus Party Recife, Rick Falkvinge, o criador do Partido Pirata, na Suécia, encerrou a programação de palestras da noite desta sexta-feira (27). "Adoramos copiar e compartilhar e adoramos as liberdades civis, mas, enquanto isso, a indústria do copyright nos chama de piratas", disse, incluindo em uma mesma frase duas das principais bandeiras da legenda - a abolição do sistema de patentes e a reforma das leis de direito autoral.
O debate é quente. "Quando compro uma cadeira, tenho um recibo do que paguei por ela, sou o proprietário. Isso que eu tenho é uma cópia, há muitas cadeiras produzidas e eu peguei uma unidade desse projeto. Posso fazer o que quiser, vender, examinar como ele é feito, usar na minha varanda. Posso pintar, desenhar. Isso é normal quando você compra uma propriedade", iniciou Falkvinge. Para continuar, fazendo a comparação: "Quando eu compro um DVD, não posso ver como ele é feito, nem fazer cópias, nem vender, nem compartilhar com o meu vizinho, não posso cobrar pela música se os meus vizinhos escutarem. Os direitos autorais dizem que eu não posso fazer nada disso. O copyrigh é uma limitação à propriedade que eu possuo", resumiu.
Para o ativista, a ausência de fronteiras da internet colocou mais lenha nessa fogueira. "No século 16, a Igreja Católica tinha o controle do que era verdadeiro ou falso. Os livros mudaram tudo, a imprensa mudou tudo e a internet fez mais do que desafiar as autoridades. Ela nos deu condições de disseminar nossas idéias e pensamentos, nos deu uma noção de poder, e claro que isso tirou o privilégio das mãos de quem tinha o poder de dizer o que era verdadeiro e o que era falso", pontuou.
Rick Falkvinge também relembrou a criação do Partido Pirata, na Suécia, em 2006. "Não estou brincando, a gente começou tudo com um site horrível e avançamos ao ponto de colocar pessoas no Parlamento Europeu. Hoje, o partido existe em cerca de 50 países", afirmou.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/campus-party-recife/2012/noticia/2012/07/para-ativista-rick-falkvinge-copyright-e-uma-limitacao-propriedade.html
Video: Jornal Nacional - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.