Bem Vindo

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Palestra sobre os efeitos pós Copa do Mundo de Futebol para o Turismo - SINDIEVENTOS - CE




Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (SINDIEVENTOS-CE), tem a honra de convidar V. Sa. para participar da Reunião Ordinária desta Entidade.
O encontro acontecerá na quarta-feira (1º de fevereiro/2012), às 8 horas no La Maison Buffet Salão Central – Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas – Fortaleza-Ceará, onde será servido café da manhã.
Na ocasião, dentre os assuntos pautados, o jornalista Paulo Cesar Norões (TV Verdes Mares), e o empresário Carlos Ernesto Holanda (Associação dos Jovens Empresários (AJE) falarão sobre as experiências pós Copa do Mundo de Futebol que tiveram em recente viagem à Alemanha.
Vale acrescentar que Paulo César Norões falará também dos efeitos para o turismo da Copa não só na Alemanha, mas também na África do Sul
Solicitamos o seu comparecimento, tendo em vista o interesse desta pauta e seus encaminhamentos.
PAUTA
Balanço das atividades do Sindieventos CE em 2011
Informações sobre o Cadastur
Palestra sobre os efeitos pós Copa do Mundo de Futebol para o Turismo – Paulo Cesar Norões (TV Verdes Mares), e Carlos Ernesto Holanda (Associação dos Jovens Empresários (AJE)

LOCAL: La Maison Buffet – Salão Central – Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas – Fortaleza-Ceará
DATA: 1º de fevereiro/2012 quarta-feira
HORÁRIO: das 8 às 10 horas (café da manhã)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

E O CEARENSE VAIOU O SOL...



O dia em que o cearense vaiou o sol

Há 70 anos, frequentadores da Praça do Ferreira se aglomeravam para vaiar o sol que teimava em aparecer. Registrado por um repórter do O POVO, o episódio daquele 30 de janeiro de 1942 virou um marco da irreverência cearense .


Uns contam que o tempo apenas estava bonito para chover. Outros dão conta que já chovia forte há dois dias, entrando no terceiro. O Ceará, vindo de uma seca braba, clamava para que o sol desse uma trégua por mais uns dias, mas ele, naquele 30 de janeiro de 1942, teimou em varar as grossas nuvens e apareceu avermelhado no céu.


Passando pelas proximidades da Praça do Ferreira em direção ao setor de redação do O POVO, um repórter “esgueirando-se pelas calçadas molhadas” viu um grupo numeroso de pessoas aglomerado por ali, reparando “o esforço desesperado do sol para aparecer” e registrou os seguintes fatos na edição vespertina daquele mesmo dia. “Olhando para o alto e apontando, começaram uma demonstração estrondosa, vaiando o astro vencido e apagado, naquele momento, num grito uníssono de várias bôcas. Mas afinal o velho Rei das alturas venceu, botando todo corpo vermelho para fora das nuvens e dispersando os vaiadores”.

Excelente Matéria leiam na íntegra:http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2012/01/30/noticiasjornalvidaearte,2775144/o-dia-em-que-o-cearense-vaiou-o-sol.shtml

sábado, 28 de janeiro de 2012

Café do Zé - Sobrado José Lourenço - Fortaleza -Tarcísio Pequeno







A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou neste sábado (28) às 10 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço, uma nova edição do Café do Zé. Dessa vez, o convidado é o professor Tarcísio Pequeno, que abordará o tema “ Poética do Conhecimento”, uma conversa sobre problemas de formas de criação do conhecimento. O Café do Zé faz parte da programação permanente do Sobrado Dr. José Lourenço, proporcionando um encontro entre artistas, pesquisadores, críticos de arte, gestores culturais e o público das artes visuais.

Tarcisio Pequeno é formado em Engenharia Civil pela UFC. É Mestre em Ciência da Computação pela PUC do Rio de Janeiro, por onde é também doutor em Teoria da Programação. Na PUC foi Professor Associado de Lógica e Inteligência Artificial, no Departamento de Informática. Foi bolsista na University of Waterloo, no Canadá. Foi Visiting Faculty no Imperial College, University of London, na Inglaterra, Na University of New Hampshire, nos Estados Unidos. Proferiu conferências na Cambridge University, imperial College, UNH, University of Sttutgard, University of Amsterdã, dentre outras. Foi Professor Titular da UFC e é hoje Professor Titular do Doutorado em Informática Aplicada da Unifor.

Café do Zé – Palestra com o Professor Tarcísio Pequeno
Local : Sobrado Dr. José Lourenço
Dia: Sábado, dia 28 de janeiro de 2012
Horário: 10 horas
Endereço: Rua Major Facundo, 154 - Centro
Informações: 3101.8826 / 3101.8827

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde ( sobrado.3107@gmail.com / 85 3101.6759)

Twitter.com/sobradojl
Facebook: sobradojoselourenco

Filatelia - Correios Central - Fortaleza - 1ª Reunião de 2012








FILATELIA:
Etmologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

Como Colecionar Selos.
Diversas são as maneiras de se iniciar uma coleção.Uns iniciam com selos retirados das correspondências da família ou recebidos como herança de algum parente filatelista que deixou uma coleção.Outros começam comprando os selos nas Agências dos Correios ou em casas comerciais especializadas.
Na hora de decidir como você vai montar sua coleção de selos, é preciso criatividade para pensar como ela será desenvolvida.Você pode escolher o tema que mais gostar: esportes, artes, cidadania, ecologia, personalidades, meios de transporte, aviação, fatos históricos, educação, entre outros, e ilustrar a coleção com selos do Brasil e de outros países.
Para ser um bom colecionador, é fundamental que você conheça, também, um pouco da história das comunicações e do selo postal.Assim, na hora de conversar com seus novos amigos, você não ficará de fora e entenderá tudo o que é comum ao bate-papo de um grupo de amigos do selo.

Dicas:

Existem algumas dicas que são importantes pra quem coleciona selos:


1. Não pegue os selos com as mãos.Use sempre uma pinça.Guarde-os com todo cuidado, pois são peças valiosas para sua coleção.

2. Nunca arranque um selo usado do envelope.Encha uma vasilha com água até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo.Em alguns minutos, os selos começarão a desgrudar dos envelopes.Vá retirando-os com a pinça, um a um, e colocando-os com a face virada para baixo, em cima de uma folha de jornal, para que sequem.

3. Depois de secos, pegue um a um e verifique se os picotes estão perfeitos.Os selos não podem estar rasgados ou cortados, nem raspados no verso.Separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.

4. Se o selo for auto-adesivo, ele deve ser recortado do envelope com uma margem de segurança, para não correr o risco de estragar.

5. Ao destacar um selo, cuidado para não estragar os picotes.

6. Para guardá-los, adquira um álbum próprio, chamado de classificador, numa loja de comércio filatélico.

7. Não cole os selos em cadernos ou em outro material.Adquira os suportes adequados (hawid) nas lojas de comerciantes filatélicos.

8. Procure saber como outros colecionadores cuidam de suas coleções e como fazem para obter ou comprar selos diferentes, às vezes raros.Associe-se a um clube filatélico, para manter contato com outros colecionadores.

Fonte:http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/colecao.cfm

Foto: Edimar Bento
Clubes Filatélicos no Ceará:
Sociedade Numismática e Filatélica Cearense
Caixa Postal 405
60001-970 Fortaleza-CE


Clube Filatélico e Numismático Pe. Paulo de Sá Gurgel
Rua Princesa Isabel, 111
63180-000 Barbalha-CE


Clube Filatélico Cariri - Clufic
Caixa Postal 248
63011-970 Juazeiro do Norte-CE


Clube Filatélico Sherlock Freitas
Rua Cel. Loureiro Feirosa, 61
63668-000 Tauá-CE


Clube Filatélico e Numismático Pedro Mendes Carneiro
Caixa Postal 1
62010-970 Sobral-CE

Sábado, 28 de janeiro de 2012, 1ª reunião Filatélica do ano, reunindo jovens e adultos, trazendo informações e sugestões para cada vez mais aproximar as pessoas para a Filatelia, na oportunidade, conheci pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento da filatelia, como a Sr.ª Amélia, Srª Júlia e o Sr. Genaro entre outros.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CONVITE:III Seminário de Investigação em Sociomuseologia‏.











O Departamento de Museologia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia/Departamento de Museologia Universidade de São Paulo/Museu de Arqueologia e Etnologia FCT-UNL, vai realizar o III Seminário de Investigação em Sociomuseologia, que decorrerá nos próximos dia 09 e 10 de Fevereiro de 2012, no Auditório Armando Guebuza, no Edifício da Biblioteca Victor de Sá, desta Universidade.

Neste sentido, gostaríamos de contar com a presença, bem como de agradecer desde já toda a divulgação que dele possa fazer.

Informa-mos ainda que durante os dias 30 de Janeiro e 8 de Fevereiro de 2012, irão decorrer Provas Públicas de Defesas de Doutoramento e Mestrado em Museologia, que desde já convidamos a participarem.

A participação no III Seminário de Investigação em Sociomuseologia e nos Júris Finais de Doutoramento e Mestrado é gratuita (limitada à capacidade da sala), para evitar qualquer tipo de transtorno, solicitamos que efectue a inscrição por email, através do seguinte endereço:

museologia@ulusofona.pt, indicando nome, contacto e instituição que representa.

Prof.ª Doutora Judite Santos Primo
Directora do Departamento de Museologia
Sónia Pereira Luis
Secretária do Departamento de Museologia

2.º e 3.º Ciclos em Museologia

Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Telf. 217 515 507 - ext. 2350
Fax 217 577 006
museologia@ulusofona.pt
sonia.luis@ulusofona.pt
http://www.ulusofona.pt/

AS BONECAS KARAJÁ - Patrimônio Cultural Brasileiro - aldeias Buridina e Bdè-Burè - Aruanã , Goiás - Go



As Bonecas Karajá acabam de entrar para a lista dos bens registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro.Na última quarta-feira, 25, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido em Brasília, aprovou o Ofício e os Modos de Fazer essas obras de arte, que, além de serem uma referência cultural nas aldeias indígenas, representam, muitas vezes, a única fonte de renda das famílias.

O conselho, formado por 22 especialistas de diversas áreas, é presidido por Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura. Todos os processos de tombamento e registro são avaliados pelo conselho.

A proposta referente às bonecas Karajá foi apresentada ao Iphan pelas lideranças indígenas das aldeias Buridina e Bdè-Burè, localizadas em Aruanã, Goiás – GO, e das aldeias Santa Isabel do Morro, Watau e Werebia, localizadas na Ilha do Bananal, Tocantins – TO, com anuência de membros das aldeias Buridina, Bdè-Burè e Santa Isabel do Morro.

Bens protegidos

O registro foi comemorado. Luiz Fernando de Almeida, por exemplo, que preside o Iphan, ressaltou o trabalho do órgão de ampliar o número de bens protegidos em todo o país e de alterar a interpretação do que é patrimônio cultural. Para ele, o registro do Ofício e dos Modos de Fazer as Bonecas Karajá “representa uma dimensão de reconhecimento como patrimônio a cultura de comunidades indígenas, como o povo Karajá, ainda pouco conhecida, mas que é fundamental dentro do processo de formação do nós somos do povo brasileiro”.

O projeto Bonecas Karajá: Arte, Memória e Identidade Indígena no Araguaia foi iniciado em 2009 e vem sendo supervisionado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial – DPI/Iphan e coordenado pela Superintendência do Iphan em Goiás, que privilegiou o estudo dos aspectos imateriais das bonecas Karajá. As pesquisas para identificar e documentar o ofício, os modos de fazer e as formas de expressão que envolvem a produção das bonecas Karajá foram realizadas com a comunidade nas aldeias Buridina Mahãdu e Bdé-Buré, em Aruanã – GO, e da aldeia de Santa Isabel do Morro, ou Hawalò Mahãdu, na Ilha do Bananal – TO.

Com o Registro, o Iphan quer estimular a produção das bonecas entre as mulheres Karajá, possibilitando o crescimento das condições de autonomia das ceramistas frente às demandas externas e, ainda, fortalecer os mecanismos de reafirmação da identidade Karajá.

Propostas de Tombamento

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural estará reunido até hoje, 26, na sede do Iphan, em Brasília. Ele vai analisar as propostas de tombamento do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas; de Oeiras e Piracuruca, no Piauí; e de Antonina, no Paraná. Especialistas das áreas de cultura, turismo, arquitetura e arqueologia compõem o conselho consultivo.
fonte:http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/26/bonecas-karaja/
Matéria na íntegra

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Convite - Maurice Durozier e o Théâtre du Soleil - Theatro José de Alencar



A Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes, convida para encontro que discute o Théâtre du Soleil com o integrante do grupo, Maurice Durozier. A programação acontece na Casa Amarela, com exibição de filmes e documentários, e no Theatro José de Alencar com a Conferência - espetáculo "Palvra de Ator". O encontro é gratuito e recebe a parceria do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e do Theatro José de Alencar.


Mais informações na Escola Pública de Teatro da VIla das Artes pelo (85) 3252-1444.

CIA DE TEATRO PONTO DE VISTA -Visita A 89,7 FM Comunitária do João XXIII



A Cia de Teatro Ponto de Vista, divulgando seu novo trabalho, em Entrevista ao Programa Linha Livre com o Radialista Valdivino Costa. Ruth Queirós Diretora e Produtora e os Atores da peça teatral " Memórias de Natal " falaram de seu novo trabalho para os ouvintes da Fm Comunitária do João XXIII.


Cia de Teatro Ponto de Vista

Memórias de Natal

Dia: 03 de fevereiro de 2012

Hora: 18:00 horas

Teatro Moro do Ouro ( anexo ao Theatro José de Alencar)

Direção: Ruth Queirós

Inteira: R$ 6,00

Meia: R$ 3,00


Entrevista Cia de Teatro Ponto de Vista.

2º Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria - Universidade de Aveiro - Portugal







Tema: Call for papers: 2º Congreso Internacional Arte, Ilustración y
Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: Procesos creativos y
discursos culturales orientados a la infancia


Nos dias 23 a 25 de Julho a Universidade de Aveiro (Portugal) vai ser
anfitriã da 2ª Conferência Internacional Arte, Ilustração, Cultura
Visual na Educação Infantil e Primária (AICV). É com muito gosto que
contamos com a vossa presença e solicito o vosso empenho na
participação e divulgação do evento através do link:

http://www.congresoarteilustracion.org/

Call for papers
2º Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en
Educación Infantil y Primaria: Procesos creativos y discursos
culturales orientados a la infancia

Abstract
até 500 palavras

Datas importantes
15 Janeiro - Call for papers
15 Fevereiro - Deadline para os abstracts
15 Fevereiro - 29 Fevereiro - Período de peer review
1 Março - Notificação de aceitação
15 Maio - Deadline full paper
23 a 25 Julho - Conferência

Temas
1. Educación y cultura visual: Construyendo memoria, construyéndonos
desde las memorias. Memoria y Memorias
2. Cultura visual e Infancia: Autoría y Autorías

3. Infancia y educación: Entre Proyecto y Proyectos

4. Ilustración y cultura visual: Tecnología y Tecnologías

5. Infancia, cultura visual e ilustración gráfica: Nuevo Enfoques Educativos

Contacto oficial da conferência
info@congresoarteilustracion.org

Helena Barbosa
Membro da Comissão Executiva
AICV
Departamento de Comunicação
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

t + 351 234 370 389 ext. 23715
f + 351 234 370 868
room 21.3.10

ARTE URBANA - Diálogo sobre o livro: “Entregue às moscas” na Biblioteca do CUCA Che Guevara



O CUCA Che Guevara convida você para uma conversa sobre o livro “Entregue às moscas”, um trabalho do grupo Acidum que reúne imagens, textos, registros de produção de obras, exposições e ações urbanas.

O Acidum é um grupo de arte urbana, atuante na cidade de Fortaleza há cinco anos, que trabalha com linguagens diversas. São atividades que envolvem criação de oficinas e o uso de grafitagens coletivas, perpassando por exposições em museus e galerias, virais na internet e a publicação de um livro.

DATA: 27 de janeiro de 2012
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Cineclube do CUCA Che Guevara

Durante o evento haverá sorteio de livros!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

XV Encontro Regional de História - Simpósio Temático Políticas de Preservaçã​o do Patrimônio.UERJ-FFP.




Estarão abertas entre os dias 25/01 a 30/03 as inscrições para a apresentação de trabalhos em simpósios temáticos no XV Encontro Regional de História da ANPUH Ofício do historiador: ensino e pesquisa que será realizado entre os dias 23 e 27 de julho na UERJ-FFP.


Simpósio sobre Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural com a seguinte ementa: Este simpósio procura reunir pesquisadores que analisam políticas de criação e salvaguarda de patrimônios culturais em suas múltiplas faces, incluindo os bens de natureza material e imaterial, buscando acima de tudo compreender os sucessivos processos de atribuição de valores. Serão discutidos temas como memória social, ações educativas voltadas para a construção de memórias e preservação de patrimônios culturais, relações entre a atividade turística e preservação do patrimônio cultural, paisagem cultural e identidade territorial.


Os interessados devem buscar maiores informações no site: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/

GT - Religiões, Museus e Patrimônio Cultural - XIII Simpósio Nacional da ABHR



CONVITE:



GT - Religiões, Museus e Patrimônio Cultural, que é parte da programação do XIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões (http://www.simposio2012.abhr.org.br).este/ GT dedica-se a refletir sobre as relações entre os fenômenos religiosos e os processos de musealização e de patrimonialização no Brasil, sob a perspectiva histórica. São incentivadas análises sob duas vertentes: a primeira visando o estudo de processos identitários que utilizam os fenômenos religiosos como vetores de agregação, de produção e de vivência cultural, nos mais diversos âmbitos (nacional, regional, local, comunitário); a segunda, voltada para a análise dos aportes advindos da institucionalização do patrimônio imaterial, através dos processos de reconhecimento do Estado, tais como inventários, registros e outras formas de reconhecimento legal, que trabalham com fenômenos religiosos, especialmente os da cultura popular.

Cientes de que a temática é abordada, atualmente, por diversas áreas do conhecimento, teremos prazer em aceitar trabalhos que lidem com a temática a partir da história, da museologia, da ciência da informação, da educação, da arte, das ciências sociais e áreas afins.O Simpósio ocorrerá no período de 29 de maio a 01 de junho, na cidade de São Luís (MA) e o prazo para o envio de trabalhos vai até o dia 29 de fevereiro.

Atenciosamente,

Emanuela Ribeiro e Luiz Carlos Marques

Orientações gerais:

O resumo da proposta deve conter as seguintes especificações:

Nome do proponente

E-mail- Instituição, titulação e vínculo- Endereço- Telefone

Resumo com até 1500 caracteres (com espaço).

Os e-mails devem ser enviados para emanuelasousaribeiro@yahoo.com.br ,

com o assunto “SIMPÓSIO ABHR – RESUMO DE COMUNICAÇÃO ORAL”.


Prazos:Envio dos resumos: 29 de fevereiro.

Envio do texto completo (trabalhos aceitos): 30 de abril.

Para postar neste grupo, envie um e-mail para remce@googlegroups.com.
visite esse grupo em http://groups.google.com/group/remce?hl=pt-BR.
Manuelina Duarte
manuelin@uol.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Arte Contemporânea X Arqueologia - Carolina Ruoso e Manuelina Duarte - Laboratório de Pesquisa da Galeria Antonio Bandeira.LAPHISTA.






O que é Arte Contemporânea ?

Esta é uma excelente pergunta, e que não é discutida com uma frequência suficiente. A arte contemporânea pode ser definida de várias formas, como a arte produzida neste momento presente ou a arte produzida desde a Segunda Guerra Mundial. A definição da palavra contemporânea apoiaria a primeira vista, mas os museus de arte contemporânea costumam definir suas coleções como consistindo de arte produzidas desde a Segunda Guerra Mundial.

A arte contemporânea é exibida pelas galerias comerciais de arte, e colecionadores particulares, empresas e organizações financiam certas exposições de artes. Os museus de arte contemporânea ou locais próprios definidos por artistas são os espaços que exibem grandes demonstrações de artes.

Há estreita relação entre financiamento público das organizações de arte contemporânea e do setor comercial. Por exemplo, na Grã-Bretanha, uma grande quantidade de negociantes representam os artistas que participam na condução de financiamento público dos museus de arte contemporânea.
Fonte:http://cultura.culturamix.com/arte/o-que-e-arte-contemporanea


O que é Arqueologia ?


A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.

Para realizar seu trabalho, o arqueólogo lança mão de diversos procedimentos. Em campo, procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta estruturas e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos sistemáticos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados ao grupo que os produziu e ao seu modo de vida. Logo, a pesquisa arqueológica exige muito esforço e dedicação em campo, mas não afasta um trabalho intelectual intenso em laboratório.

As responsabilidades do arqueólogo vêm aumentando a cada dia, já que ele é incumbido de resgatar e conservar a herança cultural humana, lidando com um patrimônio tão frágil e finito quanto os próprios recursos naturais existentes em nosso planeta.

Fonte:http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/oq_arqueologia/intro00.htm


Agora imagine Carolina Ruoso( Arte Contemporânea) e Manuelina Duarte(Arqueologia) em palestra web conferência, Carolina na França, e Manuelina em Goiania. Foi pouco o tempo de palestra, mais muito proveitoso, estamos precisando urgentemente de um Museu Arqueológico em Fortaleza.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Patrícia Saboya (PDT) 2ª via(GRÁTIS) de documento em caso de roubo.Projeto de Lei 325/11.




O projeto de lei 325/11, apresentado pela deputada Patrícia Saboya (PDT) no final do ano passado, propõe a isenção de taxas para a emissão de 2ª via de carteiras de identidade e de motorista, documentos de propriedade e regularização de veículos de cidadãos, em caso de roubo ou furto.

Em seu requerimento, Patrícia ressalta que a emissão de documento é fundamental na construção da cidadania e cabe ao Estado facilitar a emissão. “Não seria justo o cidadão, vítima de roubo, arcar com as despesas para emissão da 2ª via de documentos pessoais essenciais”, afirma a parlamentar.

A deputada diz que a proposta visa minimizar os danos causados ao cidadão vítima de furto ou roubo, que geram consequências além das financeiras. Ela lembra ainda que alguns estados, como Rondônia e Rio de Janeiro, já isentam a cobrança de taxas para emissão de 2ª via de carteiras de identidade e de habilitação em caso de roubo.

O projeto foi apresentado no dia 13 de dezembro e lido em sessão plenária no dia seguinte. Atualmente, a proposta aguarda análise e parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Procuradoria da Assembleia para ser enviada a apreciação das comissões técnicas da Casa e votação em plenário
Fonte:http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=21709

Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.



O dia 21 trará um novo fôlego à cidade de Guimarães. O Pavilhão Multiusos receberá milhares de vimaranenses e visitantes que se preparam para assistir à grande Cerimónia de Abertura da nossa Capital Europeia da Cultura. Uma vez que os bilhetes para este grande evento esgotaram em pouco mais de 24 horas, Guimarães 2012 convida todos os cidadãos e visitantes a assistirem, em direto, à Cerimónia de Abertura, nos ecrãs gigantes disponibilizados na Alameda de S. Dâmaso, na Rua Paio Galvão e na Praça de Santiago. A RTP alia-se a este grande dia ao transmitir, em direto e integralmente, a Cerimónia de Abertura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. “…Fazer pensar é tudo. E a agitação é a única alavanca que pode deslocar esse mundo: pois que agitar quer dizer instruir, ensinar, convencer e acordar.” Alberto Sampaio, Guimarães, 1884 Os Nossos Afetos, título do espetáculo de abertura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, é um lugar que acolhe a fantasia, uma agitação em quatro batimentos – recordar, conversar, experimentar, desejar – uma função multidisciplinar onde a música, a dança, o teatro, o vídeo e as artes plásticas se misturam para a realização de um evento comum e interativo. Com uma arquitetura de comunicação positiva, gratificante e lúdica pretendemos deslumbrar, envolver e deixar marcado um sentido cultural e artístico que corresponda às elevadas expectativas que recaem sobre este momento. Os Nossos Afetos é igualmente um desafio de partilha que se lança à comunidade, uma viagem que é feita de outras gentes, de misturas de saberes, de misturas de origens, de misturas experiências sólidas. Nesse sentido, a nossa proposta constrói-se a partir de uma ideia original, eminentemente interativa, de grande impacto e espetacularidade, com uma simplicidade de leitura e qualidade narrativa que se pretendem cúmplices do espectador. Em quaisquer circunstâncias, este será sempre um momento especial, de magia e deslumbramento, que se colará à memória coletiva. Manuel d'Oliveira e Élio Correia Fonte:http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=4&item=20730




Site Foto:http://avidaeumpalco.com/2011/07/13/capital-europeia-da-cultura-guimares-2012-com-gesto-de-portugal-para-o-mundo/

Aí, Se Eu Te Pego...SEFIC. Programa de Capacitação em Projetos Culturais.


Prezado aluno do Programa de Capacitação,

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC – informa que não serão realizadas as oficinas presenciais do Programa de Capacitação que estavam previstas para as cidades de Fortaleza, Maceió e Vitória da Conquista.

As referidas cidades não constavam no cronograma inicialmente desenhado para o Programa, quando de seu planejamento. Foram incluídas posteriormente, após a verificação de demanda delas oriunda quando da seleção para as oficinas realizadas, entre 2009 e 2010, nos estados do Ceará, Alagoas e Bahia. No entanto, depois de finalizado o prazo para conclusão do curso de nivelamento a distância em 2011, não foi verificada demanda passível de justificar a efetiva inclusão das referidas cidades no cronograma de oficinas presenciais (2ª etapa do Programa).

Tendo em vista a reabertura do curso de nivelamento a distância para as localidades a serem contempladas em 2012 (Natal-RN, Petrolina-PE, Ilhéus-BA, Campina Grande-PB, Santarém-PA, Manaus-AM, Palmas-TO, Macapá-AP e Florianópolis-SC), aqueles que já finalizaram o curso e têm ainda interesse em participar da seleção para a oficina presencial poderão solicitar a transferência para um dos referidos polos até o dia 08/02/2012.

O calendário e o link para as inscrições estão na página do Programa: www.fgv.br/fgvonline/minc.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail programadecapacitacao@cultura.gov.br.

A solicitação de transferência de polo poderá ser feita pelo e-mail suporte.minc@fgv.br.

Atenção! Caso não seja solicitada a transferência de polo até a data mencionada e ainda haja interesse em realizar a oficina presencial, será necessário efetuar novamente a inscrição no curso de nivelamento para uma das cidades acima mencionadas e refazê-lo.

Silent Hill: HD Collection: A Voz da Insanidade.



Em 2001, a Konami lançou um dos jogos mais amados e respeitados da história dos videogames: “Silent Hill 2”. Ele narrava a história brutal e depressiva de James Sunderland, que ia à cidade de “Silent Hill” atrás de sua falecida esposa, mas acaba encontrando mesmo muitos monstros e horrores incontáveis. Na época, o game recebeu muitos aplausos da crítica e do público por conta da produção e do fantástico trabalho com as vozes dos personagens.

Em 2012, a publisher japonesa vai reviver a história de James com o lançamento de “Silent Hill Collection HD”, que reúne num só pacote o segundo e o terceiro game para PS3 e X360. Porém, assim que o game foi anunciado surgiram muitas críticas por causa de um novo trabalho de dublagem que estava sendo utilizado. Após a chiadeira geral do público, a Konami entrou em um impasse com os atores originais que, até então, exigiam alguma compensação financeira pelo relançamento.

O principal deles, Guy Cihi - que fez o James Sunderland original -, acabou por escrever meses depois uma carta aberta para a Konami abrindo mão de qualquer ônus pelo relançamento do game, além disso, ele acabou convencendo os outros atores a seguir o mesmo caminho.

O resultado? “Silent Hill: HD Collection” terá sim as velhas atuações de volta. Guy Cihi atendeu o MSN Jogos para contar como se tornou um dos personagens mais depressivos da história dos games e como foi a conturbada negociação com a Konami meses antes do lançamento do remake em HD.
Atenção leia na integra:http://jogos.br.msn.com/noticias/a-voz-da-insanidade

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DIA NACIONAL DO FUSCA - No BRASIL 53 Anos.





Nesta sexta-feira, dia 20, é comemorado o Dia Nacional do Fusca, que começou a ser produzido no Brasil em 1959. Chamado inicialmente de VW Sedan, o modelo foi fabricado até 1986. Depois, no governo Itamar Franco, o Fusca voltou às ruas, mas foi retirado de linha definitivamente em 96 e abriu espaço para a chegada do New Beetle em 98.
Em comemoração aos 53 anos do carro no país, o Fusca Clube do Brasil, fundado em maio de 1985, irá realizar um encontro com cerca de 500 modelos no shopping Metrópole, no próximo domingo, dia 22, às 9hs. Serão aceitos no evento apenas os modelos refrigerados a ar e os com refrigeração a água com mais de 20 anos.
Para entrar no evento, as pessoas precisam levar 2 kg de alimento não perecível que serão doados a uma instituição de caridade.
Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/dia-nacional-fusca-celebra-53-anos-modelo-brasil-311975_p.shtml


que mal pergunte: porque o fusca é tão querido, mesmo com todo o designer do mundo,contra ele, o fusca ainda arrebata corações. dia 14 de janeiro vi um no mondubim morto de alegre por ter inaugurado um viaduto, obra de mobilidade urbana para a copa de 2014 em Fortaleza. Vixe o fusquinha parecia Gente...

Laboratório de Arte Contemporânea na Região do Cariri. Inscrições Abertas.




O Coletivo Camaradas dará continuidade ao Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea. O Laboratório tem como objetivo potencializar o contato dos estudantes do Ensino Médio e Universitários com novas formas de fazer e pensar a arte na contemporaneidade.

Os camaradas estão com inscrições abertas para os estudantes universitários da região do Cariri que desejem ingressar no Laboratório como monitores. Serão selecionados 20 acadêmicos das universidades e faculdades da região metropolitana do Cariri, os quais desenvolverão estudos, produção de eventos, trabalhos artísticos e documentários que deverão ser usados como recurso pedagógico para os professores de Artes.

As inscrições serão realizadas no período de 23 a 27 de janeiro, no horário das 15h00 às 17h00, na sede do Coletivo – Rua José Carvalho, 11 – Sala A – Centro – Crato/CE.
Mais Informações:http://www.coletivocamaradas.blogspot.com/

Arte Contemporânea e arqueologia. Palestra Com Manuelina Duarte. Galeria Antônio Bandeira




Na próxima segunda-feira, dia, 23 de janeiro, o laboratório de pesquisa da Galeria Antônio Bandeira retoma suas atividades. O primeiro encontro é com a professora Manuelina Duarte Candido, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que vai tratar do tema “'Dejeuner sous l'herbe' de Daniel Spoerri: diálogos entre arte contemporânea e arqueologia”, às 9h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A ideia é debater, a partir desta experiência artística como pesquisa, quais seriam as possíveis relações entre arte contemporânea, produção de registro (memória) e o trabalho do arqueólogo.

Em 23 de abril de 1983, o artista Daniel Spoerri organizou nos jardins do Montcel em Jouy-en-Josas uma festa chamada de "Déjeuner sous l’herbe, à l’occasion de l’enterrement du tableau-piège". Naquele dia, cerca de 80 pessoas, ilustres membros da elite cultural, se encontraram para participar de uma performance de Eat Art, inventada pelo artista, membro ativo do grupo Fluxus e fundador do Novo Realismo. Ao final do acontecimento, todos os convidados deveriam concordar em voltar, pouco tempo depois, para abrir um sítio arqueológico que o artista pensou como sendo as "primeiras escavações da arte moderna". Este projeto em torno das atividades de pesquisa do sítio arquelógico é coordenado por Bernard Müller, trata-se de um projeto coletivo interdisciplinar chamado «Société du déterrement du tableau-piège » [SDTP], Sociedade da escavação da "mesa armadilha".

Manuelina Duarte Cândido possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é aluna do Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa - Portugal), onde desenvolve pesquisa sobre gestão de museus e metodologias para a realização de diagnósticos museológicos. Professora Assistente II da Universidade Federal de Goiás (UFG), de Museologia. Tem experiência nas áreas de História, Museologia e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, preservação, patrimônio cultural, educação para o patrimônio e história dos museus. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Participou da Diretoria da ANPUH-CE. Tem livros e artigos publicados nas áreas mencionadas, atua como docente e como consultora. Participa do Instituto Praeservare - Preservação do Patrimônio Cultural. Ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo.

O Laboratório de Pesquisa da Galeria Antônio bandeira é um grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e de leitura dirigida. O intuito é promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições. Os encontros do Laboratório são quinzenais e acontecem na Vila das Artes.
23 de janeiro, às 9h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).
Site Foto:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C779528

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Convite: Café do Zé " Arte, história e memória na obra do pintor Maciej Babinski" Pedro Alvim.



A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do Sobrado Dr.José Lourenço, convida para o Café do Zé com o historiador da arte Pedro Alvim, que irá ministrar a palestra “Arte, história e memória na obra do pintor Maciej Babinski”.

O Café do Zé faz parte da programação permanente do Sobrado Dr. José Lourenço, proporcionando um encontro entre artistas, pesquisadores, críticos de arte, gestores culturais e o público das artes visuais.

Sábado, dia 21 de janeiro de 2012, a conversa ocorrerá com Pedro Alvim, mestre em História da Arte e Cultura pela Unicamp (1996) e doutor em História da Arte pela Universidade de Paris I, (2001). Atua como professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília desde 2002, ministrando disciplinas nas áreas de História da Arte e Pintura. Exerce também a chefia do Departamento.

Local : Sobrado Dr. José Lourenço
Dia: Sábado, dia 21 de janeiro de 2012
Horário: 10h
Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro – Fortaleza CE
Informações: 3101.8826 / 3101.8827
sobrado.3107@gmail.com
http://sobradodrjoselourenco.blogspot.com/
https://twitter.com/sobradojl
Site Foto:http://www.achabrasilia.com/inferno-estetico-maciej-babinski/

Oficina de Radionovela Educativa - Cuca Che Guevara - Abraço - Ce






Oficina de Radionovela Educativa

Objetivos:
Conhecer a história, as apropriações e os tipos de rádiodrama.
Elaborar roteiros de dramatização radiofônica.
Interpretar radiodramas
Produzir peças de dramatização para o rádio.

Periodo aulas:
07 a 10 de fevereiro de 2012.
Terça a Sexta ( 14.00h às 18.h30min )
Haverá Certificado no final do curso.
Documentação para matrícula:

Documento de identificação(cópia)

Comprovante de residência(cópia)

Jovens de 15 a 29 anos

Comunicação Popular
Instituto CUCA
(85) 3237 4223
Ramal 216
Blog: http://cucacheguevara.blogspot.com/
Twitter: @cucacheguevara
CUCA Che Guevara
Av. Pres. Castelo Branco, 6417
Barra do Ceará - 60312.060

Seminário vai debater a participação de Fortaleza na Copa 2014.Prefeitura Municipal de Fortaleza.



O "Primeiro Seminário de Planejamento da Cidade de Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014" começa a ser preparado nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro.

A comissão de organização do evento se reúne a partir das três da tarde de amanhã no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

O encontro está marcado para os dias 29 de fevereiro e um e dois de março, com o objetivo de reunir o maior número possível de representantes do poder público a da sociedade civil na preparação de Fortaleza para a Copa do Mundo 2014.

Nos três dias de evento a preparação da cidade para a Copa vai ser analisada em diversos setores, como saúde, segurança pública e educação.

Os temas intregram as nove Câmaras Temáticas já existentes nas discussões entre o Governo Federal e as 12 cidades-sede.

A comissão de organização do seminário foi formada no dia 12 de janeiro, durante uma reunião organizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Gerência das Ações Municipais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A reunião desta sexta-feira também vai servir para que a comissão de organização do seminário defina um calendário de ações para as próximas semanas.

Informações para a imprensa: Marcia Ximenes (assessora de Comunicação da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais) - 3452.7284 / 8787.1200

Site da Foto:http://www.portal2014.org.br/cidades-sedes/FORTALEZA/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Revista de Arqueologia Pública - Arqueologia, Memória, Patrimônio e Identidades.


Após dois anos, retomamos o projeto e a publicação da Revista Arqueologia Pública! Continuamos com a proposta de abrir espaços para discussões democráticas e plurais neste campo arqueológico. Reconhecemos que não há consensos sobre o que é Arqueologia Pública, mas, independente dos consensos, acreditamos nesta Arqueologia como uma prática social engajada e que tem o compromisso da construção de diálogos e significações sobre Arqueologia, Memória, Patrimônio e Identidades (entre outros tantos eixos heterogêneos e amalgamados!) com diferentes comunidades.

De novidade, apresentamos um formato diferente para a Revista Arqueologia Pública! . Além do novo layout (tanto para capa como para a disposição dos artigos), optamos por publicar a Arqueologia Pública apenas em sua versão digital.
Fonte:http://www.nepam.unicamp.br/arqueologiapublica/
A revista de Arqueologia Pública (ISSN 2237-8294), vinculada ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte - LAP
(Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais/Unicamp), torna pública a chamada de trabalhos inéditos (artigos, ensaios, resenhas e entrevistas) para o seu 5° número. O periódico eletrônico tem como objetivo divulgar pesquisas que abordem temáticas da arqueologia pública, do patrimônio e da memória; constituindo, portanto, um espaço para diálogos de experiências teóricas e prática.
O período para submissão de trabalhos é de 15 de janeiro a 20 de abril de 2012, e estes devem ser encaminhados para o endereço de e-mail do Laboratório: lapunicamp@gmail.com. Para maiores informações, favor consultar o endereço eletrônico da revista: http://www.nepam.unicamp.br/arqueologiapublica/.
Equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP)Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - Unicamp
http://www.nepam.unicamp.br/nepam/lap
Rua dos Flamboyants, 155. Cidade Universitária
CEP: 13083 - 867.
Campinas - SP/ Brasil
Fone: (19) 9882-2588

Oficina de Xilogravur​a - Galeria Antônio Bandeira - João Pedro do Juazeiro. Typeface.



The inspiration for this typeface came from the epigraph on a frame of a nineteenth century painting. I was fascinated by the peculiar capitals of the inscription. The high contrast, and the overall quirkiness, especially the tail of the R and the oblique stems on the M, was interesting.
I decided to draw a display font with high contrast and a vertical axis, in a reference to the transitional form. Still I wanted to capture the spirit of the original letters, which to me are so imbued with Romanticism. This approach allowed for some exuberance on the regular style, but also led to more calligraphic letterforms in the italic – in which "the flow of the curves" lead the way.


Typeface design: Rui Abreu
Movie trailer: Rui Abreu
Fonte:http://studioagra.blogspot.com/2011/11/xilogravura-cheia-de-charme.html

Video



Aria from Fountain Type on Vimeo.


Foto: Edimar Bento

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.

A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura. A chegada à Europa das gravuras japonesas a cores, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.

No final do século XVIII Thomas Bewick teve a idéia de usar uma madeira mais dura como matriz e marcar os desenhos com o buril, instrumento usado para gravura em metal e que dava uma maior definição ao traço. Dessa maneira Bewick diminuiu os custos de produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em massa de imagens pictóricas. Mas com a invenção de processos de impressão a partir da fotografia a xilogravura passa a ser considerada uma técnica antiquada. Atualmente ela é mais utilizada nas artes plásticas e no artesanato .

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comitiva da FIFA e do Ministério do Esporte visitam CEC e Castelão.Governo do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.



Nesta terça-feira (17), Fortaleza abrirá a série de visitas que representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) irão realizar nas 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. À frente da comitiva está o Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, ao lado de Ronaldo Nazário (o Fenômeno), que atualmente é Membro do Conselho Administrativo do COL. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também irá integrar a comitiva.

O primeiro local que a comitiva irá visitar será o Centro de Eventos do Ceará, às 8 horas. De lá, o grupo segue para o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, a partir das 9 horas, onde haverá uma coletiva de imprensa. Dentro da programação, será assinada a Ordem de Serviço para o início das obras de mobilidade urbana para a Copa 2014 sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. O grupo seguirá para Salvador.

O Estádio Castelão alcança hoje mais de 53% de execução, tornando-se a mais adiantada entre todas as sedes da Copa do Mundo da FIFA™. Com a reforma, o Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ dos quais três serão com seleções cabeças de chave (Grupos A1, D1 e G1), destacando-se a Seleção Brasileira.

A visita será uma forma de conferir in loco como estão os projetos de cada uma das 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo da FIFA™. Após Fortaleza, o grupo deve seguir para Salvador. A sequência das outras cidades ainda não foi divulgada. O secretário Especial da Copa 2014 do Ceará, Ferruccio Feitosa, recebeu a notícia da visita com grande entusiasmo. “O governador Cid Gomes tem se envolvido pessoalmente nas questões que envolvem a Copa do Mundo da FIFA. Essa é mais uma oportunidade para mostrarmos nosso compromisso com o a Copa das Confederações 2013 e com o maior evento do planeta, que é a Copa do Mundo da FIFA 2014”, destaca Ferruccio Feitosa.

Serviço:
Visita da FIFA/COL ao estádio Castelão
Data: 17/01/2012
7h30min – Visita ao Centro de Eventos do Ceará.
9 horas – Estádio Castelão. O ponto de encontro será pela avenida Paulino Rocha, ao lado do relógio que marca o tempo de conclusão da obra.

Lisiane Linhares e Viviane Lima . imprensa@secopa.ce.gov.br
( 85) 3264.5359
Fonte:http://www.ceara.gov.br/component/content/article/5035/5035
Site da Foto:http://www.archdaily.com.br/18982/estadios-da-copa-2014-arena-castelao-vigliecca-assoc/14_aerea2/

ENTREGUE ÀS MOSCAS - Grupo Acidum - Convite Biblioteca do Cuca Che Guevara - Fortaleza.



Diálogo sobre o livro: “Entregue às moscas” na Biblioteca do CUCA Che Guevara


O CUCA Che Guevara convida você para uma conversa sobre o livro “Entregue às moscas”, um trabalho do grupo Acidum que reúne imagens, textos, registros de produção de obras, exposições e ações urbanas.
O Acidum (http://grupoacidum.art.br/) é um grupo de arte urbana, atuante na cidade de Fortaleza há cinco anos, que trabalha com linguagens diversas. São atividades que envolvem criação de oficinas e o uso de grafitagens coletivas, perpassando por exposições em museus e galerias, virais na internet e a publicação de um livro.
DATA: 27 de janeiro de 2012
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Biblioteca do CUCA Che Guevara
Durante o evento haverá sorteio dos livros.

Comunicação Popular
Instituto CUCA
(85) 3237 4223
Ramal 216

Blog: http://cucacheguevara.blogspot.com/
Twitter: @cucacheguevara
CUCA Che Guevara
Av. Pres. Castelo Branco, 6417
Barra do Ceará - 60312.060

Edward McKnight Kauffer - “The Poster King: Edward McKnight Kauffer”






















Edward McKnight Kauffer

Edward McKnight Kauffer, nascido 1890 em Great Falls, Montana, EUA, Falecido 1954. Cartazes concebidos para o Grupo Metro e Transportes de Londres 1915-1939.

Educados; Mark Hopkins Institute, San Francisco, EUA;
Educados; Paris; 1913
Biografia:

Edward McKnight Kauffer foi, sem dúvida, um dos designers mais prolíficos e influentes gráfico do século 20. Cubismo, futurismo e surrealismo encontrou expressão em seus cartazes, que traduziu a linguagem complicada do avant-garde em design comercial acessível. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, mudou-se Kauffer de Paris a Londres, onde ganhou seus primeiros trabalhos a partir do Underground. Durante os próximos 25 anos Kauffer também trabalhou para a Shell, a Great Western Railway, a Diretoria de Marketing Império e os Correios. Seus desenhos variou de capas de livros e ilustrações de cenários e têxteis, mas é para seus cartazes de Transporte de Londres que ele será sempre lembrado. (Tradutor Google)


Leia matéria que despertou em mim, a curiosidade pelo designer Edward McKnight Kauffer.acessando o link:http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/01/15/rei-do-poster-designer-edward-kaufer-deu-a-propaganda-status-de-obra-de-arte.jhtm

domingo, 15 de janeiro de 2012

Fernando Pessoa - Portugal - Lisboa - Livros em PDF.





Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888 - 1935) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal.

Aos seis anos de idade, Fernando Pessoa foi para a África do Sul, onde aprendeu perfeitamente o inglês, e das quatro obras que publicou em vida, três são em inglês. Durante sua vida, Fernando Pessoa trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.

Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterónimos, que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, com 47 anos anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado a cirrose hepática, um diagnóstico hoje é dia é contestado por diversos médicos.

Os principais heterônimos de Fernando Pessoa são:

- Alberto Caeiro, nascido em Lisboa, e era o mais objetivo dos heterônimos. Buscava o objetivismo absoluto, eliminando todos os vestígios da subjetividade. É o poeta que busca "as sensações das coisas tais como são". Opõe-se radicalmente ao intelectualismo, à abstração, à especulação metafísica e ao misticismo. É o menos "culto" dos heterônimos, o que menos conhece a Gramática e a Literatura.

- Ricardo Reis, nascido no Porto, representa a vertente clássica ou neoclássica da criação de Fernando Pessoa. Sua linguagem é contida, disciplinada. Seus versos são, geralmente, curtos. Apóia-se na mitologia greco-romana; é adepto do estoicismo e do epicurismo (saúde do corpo e da mente, equilíbrio, harmonia) para que se possa aproveitar a vida, porque a morte está à espreita. É um médico que se mudou para o Brasil.

- Álvaro de Campos, nascido no Porto, é o lado "moderno" de Fernando Pessoa, caracterizado por uma vontade de conquista, por um amor à civilização e ao progresso. Campos era um engenheiro inativo, inadaptado, com consciência crítica.

Fonte:http://pensador.uol.com.br/autor/fernando_pessoa/biografia/


Livros em PDF de Fernando Pessoa.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Estudantes poderão ter passe livre em ônibus entre casa e escola.PASSE LIVRE ESTUDANTE.



A Câmara Federal analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatório o transporte coletivo gratuito, entre a casa e a escola, para os estudantes de todos os níveis do ensino.

A proposta também cria o fundo de financiamento do passe livre do educando, com o objetivo de custear o transporte gratuito. Esse fundo deverá ser instituído por lei, depois que a emenda entrar em vigor.

Romero Rodrigues argumenta que obrigar o Estado a oferecer transporte gratuito aos estudantes vai complementar o ensino público obrigatório. “De nada adianta garantir a gratuidade do ensino, se o aluno não tem como chegar ao estabelecimento de ensino, por absoluta carência de meios financeiros para custear o transporte de ida e volta de sua residência à escola”, justifica.

Tramitação
A PEC terá a admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos e ser aprovada por 3/5 dos deputados.
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=333335&modulo=963
Site da Foto:http://a-tromba.blogspot.com/2010/05/elefante-na-luta-pelo-passe-livre.html

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

AMC e Metrofor liberam circulação de veículos em novo túnel- 14 de Janeiro de 2012- Mondubim



Amanhã, sábado (14), a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) irá liberar o fluxo de veículos no túnel construído pelo Metrofor na Rua Wenefrido Melo, bairro Modubim. O túnel passa por baixo da linha férrea e garantirá uma importante ligação entre as zonas Oeste e Leste da cidade. Além de reduzir o tempo de viagem dos motoristas, o túnel também irá garantir mais segurança, pois eliminará a travessia que antes era feita em nível, quando os veículos tinham que aguardar a passagem do trem.

Com a liberação da obra, a AMC comunica que no próximo dia 21 de janeiro será desativado o semáforo do cruzamento da Rua Benjamim Brasil com a linha férrea. Desde 2008 esse equipamento auxiliava no desvio da obra, fazendo a ligação com a rua Manoel Sátiro, mas ele será retirado do local, pois os muros que antes isolavam os trilhos serão reconstruídos.

Oito linhas de ônibus retornarão ao percurso original
Em virtude da liberação do túnel, as linhas (050) Siqueira/Papicu/Washington Soares, (051) Grande Circular I, (052) Grande Circular II, (055) Corujão/Grande Circular I, (056) Corujão/Grande Circular II, (082) Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral, (084) Siqueira/Messejana/Perimetral e (384) Parque Santana devem retornar ao seu itinerário original.

A partir deste sábado (14), os coletivos deixarão de trafegar pela Av. Benjamin Brasil, seguindo direto na Perimetral e Av. Wenefrido Melo, conforme já está sendo divulgado nos informativos distribuídos nos ônibus e terminais de integração.

7º Férias No Ceará - Um Festival de Alegria - 2012







O som da música do pop rock e da música popular brasileira vai invadir as noites de Fortaleza e do litoral cearense a partir desta sexta-feira (13). Em sua sétima edição, o Férias no Ceará se renova para agitar a galera das praias de Jericoacoara, Beberibe, Cumbuco e Canoa Quebrada. O público de Fortaleza também vai entrar nessa onda de muita música, paz e alto astral. Para começar, a cantora e compositora Vanessa da Mata se apresenta nesta sexta-feira (13), na beira mar de Jeri, no Litoral Oeste, a partir das 20 horas. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

No sábado (14) é a vez de Toni Garrido e seu Cidade Negra cantar e encantar o público de Beberibe ao som dos clássicos 'A Estrada', 'Onde você mora?', 'Girassol', 'Firmamento' e 'Pensamento'. No próximo dia 21, quem espera algo de um sábado a noite a dica é curtir Fernanda Abreu no Parque do Cocó. A carioquíssima invade a capital cearense com músicas que compõe seu recente trabalho, o álbum MTV Ao Vivo.

Nando Reis e os Infernais também fazem a festa nesta edição. O cantor e compositor vai estar em Cumbuco, Litoral Oeste, na sexta-feira (27), com um repertório que inclui os sucessos “Luz dos Olhos”, “Sou dela”, “Pra você guardei o amor” e “Tentei fugir”. Para matar, e também deixar saudades, Paralamas do Sucesso faz o último show do Férias no Ceará. No sábado (28), Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone apresentam os sucessos de quase 30 anos de estrada, na praia de Canoa Quebrada, no Litoral Leste.
Fonte:http://www.ceara.gov.br/component/content/article/5013/5013

Prefeitura abre vagas para Oficinas de Artesanato.SDE - Prefeitura Municipal de Fortaleza


Estão abertas as inscrições para 50 vagas em minioficinas voltadas para a produção de Lembranças e Modelagem em Cerâmica.

As aulas são destinadas às pessoas interessadas em produzir materiais para a feira de artesanato promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza.

As aulas vão ser realizadas no shopping Benfica.

Cada minicurso tem 25 vagas e o horário da formação vai das duas às seis da tarde.

Para se inscrever é preciso comparecer à sede da SDE, que fica na Avenida Aguanambi, número 1770, no bairro de Fátima.

Para outras informações, entre em contato pelo número 3452.5704.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Centro Cultural Banco do Nordeste abre nesta quinta exposição "Entre ficar e ir embora" -Cris Soares e Emanuel Oliveira.










O Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza abre nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a exposição “Entre ficar e ir embora”, dos artistas Cris Soares e Emanuel Oliveira, com curadoria de Waléria Américo.

A mostra apresenta desenhos, gravuras, instalações, fotografias e vídeos ligados pelo sentimento de construção e distanciamento. “Entre ficar e ir embora” trata da necessidade de instaurar uma nova configuração das coisas comuns, de construir um lugar ainda não visitado, pensando cuidadosamente o processo.

A distância teve, desde o princípio, um lugar de destaque na construção do conceito da exposição, pois os artistas estavam em Fortaleza e a curadora em Lisboa (Portugal). O desafio foi criar um lugar em comum entre esses dois pontos separados pelo Atlântico. Não se tratava de construir um lugar físico, mas um lugar para as ideias, um lugar, ainda sem nome. Logo em seguida a questão era: Como habitar esse lugar indefinido? Habitar significava mobiliar de pensamentos essa 'casa sobre o mar' para buscar a representação concreta já que é através dos atos que o artista se comunica com o mundo. A esta exposição interessa mais o “como” ao “o que”. O risco é aprender a se arriscar. O caminho aponta para uma chegada infalsa que vai ser outro ponto de partida.

A dupla constrói e negocia e sua vida através da arte. É a conversa, o compartilhar, mesmo que ainda na esfera do íntimo, que é ambiente primeiro da construção. É a busca de uma compreensão entre a imaginação e o fazer. É nisso que pensam quando, por exemplo, falam sobre o amor. Criam narrativas e avivam o cotidiano, antropomorfizam alguns objetos e coisificam outros, os deslocam. A potência é no vivo. Numa roupa que potencializa ações de um gesto, em arquiteturas de sustentação que não podem sustentar a não ser seu próprio corpo, em objetos que teimam em não servir para aquilo que foram fabricados e querem ir embora desse lugar fixado, cristalizado ... e vão. Vão ser pássaro, vão ser caracol, vão crescer, vão fugir de seus destinos e vão encontrar outros.

Sobre Cris Soares e Emanuel Oliveira

Cris Soares, graduada em Artes Visuais, e Emanuel Oliveira, graduando no mesmo curso, compõem a dupla Máquinas que não Funcionam. Iniciaram pesquisa conjunta a partir do projeto “EU, metade de dois” realizado dentro do programa Residências em Fluxo (MAMAM no Pátio), em João Pessoa, 2010. Vivem e trabalham em Fortaleza, Ceará, onde desenvolvem os desdobramentos da pesquisa que tem o desenho como elemento motor. Investigam as relações de corpo e espaço correlatos. Fotografias, gravuras, performances, instalações surgem durante o processo de construção a dois, e são resultantes da maneira individual de decifrar as possibilidades.

Sobre Waléria Américo

Waléria Américo, artista visual brasileira, participa de exposições nacionais e internacionais desde 2001, e atualmente cursa Mestrado Arte e Multimédia - Performance e Instalação na Universidade de Lisboa, além de desenvolver trabalhos de colaboração com outros artistas. Suas experimentações artísticas trafegam entre o vídeo, a fotografia e a performance, num empenho em investigar as relações entre o corpo e o entorno, a habitação e a trajetividade. Possui experiência profissional em arte-educação, produção artistica, cinema, vídeo e fotografia.

Fonte:http://www.bnb.gov.br/Content/aplicacao/Grupo_Principal/Nordeste_Noticias/conteudo/nordeste_noticias_detalhes.asp?lstrCodNoticia=3097

Musical sobre Michael Jackson seleciona artistas em SP - Thriller Live Brasil.







A equipe do Thriller Live Brasil, musical sobre a vida do cantor Michael Jackson, está selecionando artistas para fazer parte do espetáculo, que estréia em São Paulo e depois sai em turnê pela América Latina.
Para concorrer às vagas de cantor, é preciso ter entre 20 e 40 anos, ser carismático e ter tom de voz agudo. Bateristas, baixistas, tecladistas, percussionistas com experiência em pop, rock e soul podem se candidatar às oportunidades de músicos. Já os dançarinos, devem ter entre 18 e 30 anos e apresentar técnica, versatilidade e personalidade em performances de hip hop. Fora isso, os interessados em uma vaga na equipe de dança devem ter habilidades nos estilos de breakdance, popping/locking e acro.
Os artistas que quiserem participar da seleção devem enviar pelo Correio a ficha de inscrição preenchida, currículo artístico e duas fotos – uma de corpo inteiro e outra de rosto – para a travessa Dona Paula, 33, Higienópolis – São Paulo.
As audições serão realizadas entre os dias 6 e 11 de fevereiro no Espaço 10x21, na zona Oeste de São Paulo.
Fonte:http://msn.clickcarreira.com.br/queroumavaga/2012/1/11/3108/musical-sobre-michel-jackson-seleciona-artistas-em-sp.html