Bem Vindo

domingo, 27 de janeiro de 2013

Atenção : Casas de Cultura Estrangeir​a da UFC podem ser extintas!



A oferta de vagas para alunos novatos nas Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC) sofreu redução drástica nos últimos cinco anos. Conforme o Anuário Estatístico da UFC, enquanto, apenas no segundo semestre de 2008, foram abertas 1.299 vagas - a maior oferta até então -, o atual edital para seleção de novos alunos prevê somente 286 vagas para o primeiro semestre de 2013.


                                    
A UFC não tem autonomia para contratar professores efetivos para as Casas de Cultura Estrangeira. A informação é do reitor da instituição, Jesualdo Farias. Nem mesmo a reposição das vagas de professores afastados, aposentados ou falecidos vem sendo realizada. “A universidade não pode fazer concurso mesmo para as vagas existentes”, justifica Farias.

De acordo com o reitor, os docentes das casas pertencem à categoria de ensino básico, técnico e tecnológico; e a UFC só possui banco de professores para a área de ensino superior. Ainda segundo ele, se a situação permanecer como está, a tendência é a extinção das Casas de Cultura. “Porque, se um professor se aposentar, não podemos substituir”.

Até o momento, algumas turmas sobrevivem com professores temporários. No entanto, os contratos não serão mais renovados, cita Jesualdo. Enquanto isso, a UFC luta junto ao Ministério da Educação (MEC) para criar banco de professores e conseguir seis novas vagas de efetivos para as Casas de Cultura. “Há três anos aguardamos por isso. Não é uma coisa fácil. Conseguimos incluir o nosso pleito, que concorre com todas as escolas federais. É um briga muito grande”, diz o reitor. Conforme Jesualdo, o MEC já enviou a solicitação para o Ministério do Planejamento, que deve se pronunciar até o meio do ano.

Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/01/16/noticiasjornalfortaleza,2989021/casas-de-cultura-reduzem-numero-de-vagas-sem-novas-contratacoes.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.