Bem Vindo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeito de Fortaleza Oferece o IJF Unidade de Queimados as Vitimas da Tragédia de SANTA MARIA - RS



O prefeito Roberto Cláudio ofereceu ao Ministro Alexandre Padilha a unidade de queimados do IJF para tratar as vítimas da tragédia de Santa Maria. A Unidade de Queimados do IJF é referência no país. Pacientes estão internados em condições precárias em hospitais do Rio Grande do Sul
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/roberto-claudio-ofereceu-ijf-para-atender-queimados-de-santa-maria/

O Instituto José Frota - IJF é o maior hospital terciário de urgência e emergência do Ceará, com atendimento 24 horas para pacientes de alta complexidade. Referência nos casos de traumatologia, possui 406 leitos, incluindo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e realiza, em média, 13 mil atendimentos por mês. Cerca de 50% das pessoas atendidas são de municípios do interior e região metropolitana de Fortaleza.


O Frotão, como também é popularmente conhecido, atende pacientes de todas as idades, principalmente os casos de traumas, queimaduras e intoxicação. Os usuários do hospital contam com um sistema pelo qual os pacientes mais graves e com risco iminente de morte têm prioridade de atendimento.
                                       
O IJF mantém ambulatórios e procedimentos nas áreas de cirurgia plástica, tratamento da dor e traumato-ortopedia. As consultas são pré-agendadas e acontecem das 12 às 16 horas. O hospital conta com serviços de hemodiálise, banco de sangue, programa de cuidados paliativos, unidade para pacientes vítimas de traumatismo bucomaxilofacial, comissão de combate aos maus tratos contra crianças e adolescentes e comissão para transplantes de órgãos, além de um laboratório clínico e de imagens, com aparelhos de raio x, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

                                      
Referência em todo o Brasil para o tratamento de queimaduras e intoxicações, o IJF tem um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e um Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox). Ambiente de formação na área da medicina, também conta com residência em cirurgia plástica, traumatologia, cirurgia geral, cirurgia bucomaxilofacial e neurocirurgia.

Na atual gestão, o Instituto José Frota passou por aquisições, reestruturações e reformas que contemplaram setores estratégicos. O sexto andar do hospital foi desprivatizado, em 2005, permitindo a instalação do Serviço Bucomaxilofacial para tratar os traumas de face, com 32 leitos, sendo o maior serviço do gênero no Brasil. Também desde 2005 os acompanhantes dos pacientes internados passaram a ter direito à alimentação no IJF.

O hospital ganhou uma nova emergência, a UTI agora conta com três leitos na área de isolamento, o Centro de Tratamento de Queimados adquiriu duas salas de balneoterapia (área de banhos anestésicos para os pacientes) e um ambulatório ampliado, o centro cirúrgico teve o número de salas ampliado de oito para 11 e o posto policial e a área de higienização da emergência foram reestruturados.

Em 2009, o IJF adquiriu dois novos aparelhos de ultrassom que permitem, inclusive, o diagnóstico de doenças vasculares, seis eletrocardiógrafos, um ecocardiograma, entre outros equipamentos. A cobertura do IJF está sendo contemplada com um heliponto que facilitará a chegada de pacientes advindos de resgates aéreos.
Endereço

Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro

CEP: 60025-061
Telefones úteis

Geral: (85) 3255.5000

Ouvidoria: (85) 3255.5166

Serviço Social: (85) 3255.5037



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.