Bem Vindo

domingo, 20 de janeiro de 2013

CIOPS 190 - Ao lado da Comunidade e do Turista.


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, atendendo a uma idéia de integração entre os diversos órgãos de atendimento emergências da população investiu na criação de uma Coordenadoria que tivesse a finalidade de melhorar os serviços de atendimento ao cidadão, através de um número único 190, proporcionando a segurança necessária a toda população alencarina, bem como também aqueles que visitam o nosso Estado. Sendo também este órgão responsável direto por toda a comunicação via rádio (trucking) e rastreamento das viaturas operacionais (GPRS – Serviço Geral de Pacotes por Rádio e GPS- Global Position Sistem) de todo o Estado do Ceará.

              
Criada em 12 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 25.133, Como parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social. Inaugurada Oficialmente em 22 de janeiro de 1999, com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS. Vem durante estes anos integrando diversas Instituições de atendimento emergencial, a saber, a Polícia Militar do Ceará, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, a Polícia Civil do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense do Ceará, a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado e de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Sindionibus e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza. A CIOPS situa-se atualmente, na Rua Silva Paulet, 505, Bairro Meireles, na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, telefone de contanto + 55 (85) 3101.6000 ou 190. E-mail: ciops@sspds.cegov.br (para qualquer dúvida, reclamação, agradecimento, idéias e elogios). Funcionando diuturnamente durante todos os dias do ano.

                       
 Inúmeros são as formas tecnológicas disponíveis na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), dentre muitas, podemos citar o rastreamento on line de todas as viaturas dos órgãos integrantes (PMCE, PC, CBMCE), levando-nos a ter um controle par e passo de cada atendimento; ao ser utilizado o serviço, via 190, o nome do proprietário, o endereço, o número de origem é automaticamente identificado pelo sistema de Bina disponibilizado na CIOPS, unindo assim uma identificação rápida e eficaz da viatura que encontra-se mais próxima para o atendimento da ocorrência solicitada, mostrando assim eficiência e eficácia do serviço prestado; um sistema de interligação de informações, dos quais podemos citar, o INFOSEG, a SIP, DETRAN, etc, utilizado por viaturas com computadores a bordo, ou na própria coordenadoria por seus despachantes (profissionais que gerenciam as viaturas operacionais); serviços como de solicitação de ocorrências por parte do público externo ou por instituições, de relatórios de ocorrências diariamente e diuturnamente. 

                    
 Em um primeiro momento o cidadão telefona 190, e a ocorrência é gerada, a com a tecnologia disponível com o endereço do fato, o sistema tem a possibilidade de disponibilizar informações do local, tais como hospitais e logradouros próximos, hidrantes mais próximos, mão de direção, jurisdição policial, referências para mapas e/ou guias cartográficos. Saliento ainda, que os fones: 911, 112, 193, 192, todos levam a um só local de atendimento o 190, o Núcleo de Teleatendimento da CIOPS. No momento em que é preenchido o endereço da ocorrência (logradouro e número), o sistema pode verificar a existência de outras ocorrências em andamento nas proximidades, impossibilitando a existência da duplicidade de empenho para um mesmo fato gerador. 

Fonte: http://www.sspds.ce.gov.br/canalDetalhado.do?tipoPortal=1&codCanal=160&titulo=Conhe%E7a%20a%20SSPDS&action=detail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.