Bem Vindo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATELIÊ ARTE- EDUCAÇÃO - UNIFOR - XVI Unifor Plástica 2011













A arte que nos toca


A arte tem escapado dos ateliês. Tem saído à rua, surpreendendo a quantos percebemos que não esteve sempre ali, enriquecendo o que toca e denotando a pobreza na qual deixa as pessoas com sua ausência. Algumas obras gritam, outras murmuram, outras apenas mostram sua presença, mas todas comunicam. Buscam nos transformar, para isso necessitamos estar abertos, nos reconhecer como seres em formação. As verdades são poucas e as mentiras, numerosas. No meio, existe uma substância que, em ocasiões, o artista, por efeito da alquimia que o define, é capaz de converter em verdades próprias, que podem crescer até inspirar novos mundos, com novas verdades e mentiras.

Não somos normais, é certo. Tampouco nosso mundo o é. Boa parte das coisas habituais de nosso cotidiano eram loucuras até poucas décadas. A arte sai para provocar, para fazer-nos pensar, duvidar, sentir. As artes devem subir pelo elevador, tomar café em casa e dialogar como um amigo, como um irmão, como um pensamento dialoga com outro.

A arte pisa firme nesta Universidade. A Unifor abre suas portas para que se sinta cômoda: para que invada seus espaços, para que tome as paredes, para que se assente em seus jardins, para que nos inspire quando levantemos a vista. Um lugar assim pode fazer germinar pensamentos singulares.

Convocamos esta XVI Unifor Plástica com o título “Educação pela Arte”. Deve ter sido inspirador, já que recebemos a maior participação registrada, tanto pelo número de artistas e obras, bem como pela participação de outros estados. Animo a todos a pensar sobre a invasão social das artes, sobre seu impacto e seu papel nas riquezas que pode aportar no âmbito da educação. Teremos mesas-redondas, conferências, filmes seguidos de debates e uma curadoria educacional com uma oficina de expressão artística pensada para os adultos do futuro. Esses adultos pelos quais devemos fazer tudo para que sejam melhores do que nós.

Pablo Manyé
Curador da XVI Unifor Plástica

De 21 de outubro a 18 de dezembro, o público cearense poderá apreciar, na XVI Unifor Plástica, um panorama das artes visuais de artistas consagrados e novos talentos, em uma linguagem rica e diversificada. Não perca!

Visitação e agendamento
XVI Unifor Plástica
Abertura 20 de outubro de 2011
Visitação 21 de outubro a 18 de dezembro de 2011
Local Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita. Estacionamento no local.
De terça a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes: (85) 3477.3319

fonte pesquisa:http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3018&Itemid=1175

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.