Bem Vindo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

IV Conferência de Cultura de Fortaleza começa amanhã




A quarta edição da Conferência de Cultura de Fortaleza tem início amanhã, sexta-feira (18), prosseguindo nos dias 19 e 20, no Seminário da Prainha. O encontro instaura um amplo processo de mobilização e articulação entre poder público e sociedade civil, a fim de definir, de forma democrática, as políticas públicas para a cultura na cidade para os próximos dez anos, girando em torno do tema “Construindo o Plano Municipal de Cultura”. As inscrições para participar da Conferência ainda podem ser feitas pelo site http://www.conferenciadeculturafortaleza.com/ ou nos dias do evento, no próprio local.


A Conferência é uma instância de participação popular e representação política, instalada e reconhecida pelo poder público municipal. Trata-se de um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas públicas e ações na área da cultura. A proposta central é estabelecer, por vias legais e de forma democrática, um novo modelo de gestão cultural que, após as reformulações institucionais necessárias, reorganiza o papel do poder público municipal e da sociedade civil na esfera das decisões políticas, garantindo a cada uma das partes poderes complementares. Durante a Conferência a população irá aprovar a primeira versão do Plano Municipal de Cultura de Fortaleza. Confira a programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18
17h - Credenciamento
19h - Mesa de Abertura com representantes da Câmara Municipal de Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria de Cultura do Estado e do Ministério da Cultura
20h - Leitura e aprovação do regulamento
21h - Programação cultural com Manifestabanda! com Vitoriano, Paula Tesser, Fábio Dória, Oscar, Jonatta Dolls e Gustavo Portela
Dia 19
9h às 12h - Grupos de Trabalho (Memória e Patrimônio Histórico Cultural, Gestão e Institucionalidade da Cultura, Cultura e Desenvolvimento, Formação em Arte e Cultura, Cultura e Comunicação e Planos Setoriais e Territoriais)
12h às 14h - Almoço
14h às 17h - Grupos de Trabalho
Dia 20
9h às 13h - Plenária Final
Para começar o processo, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) promoveu, no mês de outubro, um ciclo de seminários preparatórios que auxiliou na debate sobre os eixos temáticos da Conferência, agregando ideias para o desenvolvimento de propostas, estratégias e diretrizes para compor o Plano Municipal de Cultura.
Em paralelo aconteceram 27 Pré-Conferências Livres de Cultura organizadas pela sociedade. As Pré-Conferências Livres foram momentos preparatórios e de deliberação para a Conferência Municipal de Cultura, de acordo com os eixos: Memória e Patrimônio Histórico Cultural, Gestão e Institucionalidade da Cultura, Cultura e Desenvolvimento, Formação em Arte e Cultura, Cultura e Comunicação e Planos Setoriais e Territoriais. Os eixos foram elaborados com base no Plano Nacional de Cultura, na proposição do Conselho Municipal de Cultura e de acordo com o acúmulo de debates das conferências passadas.
SERVIÇO
IV Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza
Data: de 18 a 20 de novembro
Local: Seminário da Prainha (Rua Tenente Benévolo, 201, Centro)
Horários: a partir das 18h (dia 18); das 9h às 18h (dia 19) e às 9h (dia 20).
Informações: http://www.conferenciadeculturafortaleza.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.