Bem Vindo

sábado, 26 de novembro de 2011

Personalidades da cultura cearense do século XX ganham registro biográfico. História MIS.




“Respeito a memória histórica dos artistas cearenses que são a grande representação simbólica do Ceará. O Memórias MIS contribuí para a memória do estado que se entrelaça na malha da história do país”. A frase é do Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Prof. Francisco Pinheiro, na abertura do lançamento do “História MIS”, no Museu da Imagem e do Som do Ceará, nesta quinta, 24. O secretário ressaltou ainda importância de salvaguardar a memória e do grande significado para o estado e para o país, de iniciativas como esta, expressadas na publicação “Histórias MIS”

As publicações são um registro biográfico de personalidades cearenses de diversas áreas da arte e da cultura do século XX do Ceará, divididas em quatro volumes. As obras fazem parte do projeto do MIS-CE, que pretendem ser o elo entre o passado e o futuro, através do presente, mostrando valorosas entrevistas.


Historiadores, filósofos, coreógrafos, poetas, escritores, pesquisadores, radialistas, jornalistas, cantores, atores, dramaturgos e demais profissionais. Os relatos de momentos importantes de nossa história feitos pelos protagonistas dos acontecimentos, os documentários de cunho biográficos que acompanham estas publicações, as ilustrações dos acervos guardados pelos próprios depoentes, tudo isto, faz desta obra um trabalho histórico de alto valor.


Angela Gutiérrez, uma das homenageadas, representante de todos os homenagiados, relata a importancia do trabalho admirável realizado que enaltece todas as pessoas ilustres - cearences ligados as artes e a literatura. “A publicação, com o seu própio valor de princípio, revela-se como ponte entre o passado e o futuro de todo um legado da história. Cada um de nós, entrevistados, fizemos um mergulho em nossas própias vidas e o MIS vem agregando à um trabalho futuro a geração de novos textos, novas obras que partem de um mesmo ponto comum entre nós, a história do Ceará”

Esta é uma maneira de perpetuar nossa história contemporânea, de eternizar olhares sobre o fazer artístico, sobre acontecimentos do passado, testemunhos de uma época e da memória de nosso estado, trazendo um pouco das gerações anteriores através da lembrança dos depoentes, comenta Nirez, Diretor do Museu da Imagem e do Som.

Ao ler as entrevistas ou assistir os documentários, o leitor/espectador encontrará relatos de momentos importantes da história do estado, que permeiam a filosofia, a religião, o sonho libertário de revolução, da verve criativa dos espetáculos entre outros marcos históricos que contribuem na tecelagem do presente.

Publicações Histórias MIS com entrevistas e documentários biográficos em DVD:

Volume 1: Angela Gutiérrez, Gilmar de Carvalho, Christiano Câmara, Flávio Sampaio e Ricardo Guilherme
Volume 2: Pedro Salgueiro, Sérvulo Esmeraldo, Oswald Barroso, Tom Barros, Dora Andrade e Virgílio Maia
Volume 3: Batista de Lima, Zenilo Almada, Linhares Filho, Manfredo de Oliveira, Narcélio Limaverde e Pedro Alberto
Volume 4: Augusto Borges, Ary Sherlock, Ayla Maria, Horácio Dídimo, J.C. Alencar Araripe e Murilo Martins

Fonte Pesquisa:http://www.secult.ce.gov.br/noticias/personalidades-da-cultura-cearense-do-seculo-xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.