Bem Vindo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Mucuripe e o Porto - Novo Terminal de Passageiro.

O desenvolvimento de Fortaleza e do Ceará passa essencialmente pelo mar. Foi através dele que ocorreram diversas transformações em nossa economia, nossa cultura e na vida urbana do nosso povo. Foi um jangadeiro, Francisco José do Nascimento o “Dragão do Mar”, quem liderou, ainda em 1881, a luta pelo fim da escravidão, recusando-se a transportar escravos para o Ceará. Pelo mar vieram o teatro José de Alencar, cujas estruturas foram importadas da Escócia; os primeiros cinematógrafos; os pensamentos literários, políticos e filosóficos que chegavam da Europa pelos navios e o futebol que desembarcou em Fortaleza junto com os marinheiros ingleses. E por ele saem também muito do que é hoje o Estado do Ceará e a cidade de Fortaleza, através, principalmente, de nossos produtos regionais: calçados, couro, castanha, lagosta, frutas, etc.

Esta histórica identidade do cearense com o mar tem um protagonista: o Mucuripe. Bem antes de abrigar o Porto, foi por este pequeno pedaço do litoral fortalezense que desembarcaram importantes fatos da nossa história. Pesquisas e documentos históricos defendem a tese de que no local onde funciona o atual cais do Porto de Fortaleza se deu a chegada do navegador espanhol Vicente Pinzón, em janeiro de 1500, no que pode ter sido o desembarque do primeiro europeu no Brasil (três meses antes de Cabral) e, portanto, o grande marco inicial das nossas atividades portuárias. Este marco fez com que a enseada do Mucuripe fosse a porta de entrada dos primeiros visitantes no Ceará. Outra tese, apresentada pelo jornalista e pesquisador Rodolfo Espínola, chama a atenção para a forte possibilidade de o Mucuripe, durante a segunda guerra mundial, ter sido ponto estratégico para a implantação de uma base de suprimentos norte-americana.

Por estes e outros fatos, o Mucuripe, é um dos lugares mais tradicionais e simbólicos de Fortaleza. Antes uma bucólica vila de pescadores, hoje mistura jangadas com modernos arranha-céus e com a presença onipotente do Porto. O encanto do local - onde uma saliente ponta de terra avança o Atlântico e forma uma bela enseada - foi e ainda é fonte de inspiração de poetas, cantadores e pintores, entre eles os compositores cearenses Belchior e Fagner (cujos versos da canção Mucuripe foram imortalizados na voz de Elis Regina), o fotógrafo Chico Albuquerque e o artista plástico Raimundo Cela.

A presença do Porto de Fortaleza no Mucuripe e a influência direta do terminal no crescimento do Estado e da capital cearense contribuíram ainda mais para fortalecer a relação histórico-cultural do Ceará e da cidade de Fortaleza com o local.
fonte Matéria:http://www.docasdoceara.com.br/o-porto/o-mucuripe-e-o-porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.