Bem Vindo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exposição: O MUCURIPE NO MAR DAS MEMÓRIAS - Projeto Enxame - Conjunto Santa Terezinha - Mucuripe


Entre os meses de agosto e outubro de 2011 o Projeto Enxame em parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar e Memorial da Cultura Cearense, realizou o curso de formação em museus e patrimônio cultural denominado Museu e Cidadania Cultural, com duração de dois meses, dirigido a 20 jovens, entre 16 e 30 anos, residentes no Grande Mucuripe. Por meio da educação patrimonial foi realizada uma pesquisa do patrimônio material, imaterial e natural do bairro Mucuripe, gerando experiências de pesquisa, preservação, educação e comunicação da cultura, memória coletiva e história local.
O objetivo é oferecer aos jovens a oportunidade de vivenciar o processo de observação, pesquisa, interpretação, registro e mediação do patrimônio cultural, permitindo-lhes o reconhecimento e domínio da própria cultura.


O curso foi realizado na Sede do Projeto Enxame e no Memorial da Cultura Cearense, foram realizadas visitas culturais ao Museu do Ceará, Planetário, MAUC, Memorial da Cultura Cearense. Na última etapa do curso foi realizada pesquisa de campo com objetivo de realizar um mapeamento cultural, observando alguns recortes: os morros; a rua da frente (como era chamada a avenida beira mar) e o riacho Maceió.
Como conclusão do curso será realizada próxima sexta, dia 04 de novembro, a exposição O MUCURIPE NO MAR DAS MEMÓRIAS, que permite uma refexão sobre as vidas desses jovens e os cotidianos de sua comunidade em diversos aspectos: político, econômico, cultural, ambiental, religioso e estético.


A exposição nasce da participação efetiva dos jovens no Projeto Museu e Cidadania Cultural, que ao longo do curso estudaram os conceitos museu, cultura, memória, identidade, patrimônio cultural e protagonismo juvenil. Tem a missão de apresentar elementos criativos, que inspirem um olhar diferenciado e crítico de espaços, cenas, sentimentos e vivências do Grande Mucuripe. Traz sob a luz do farol aquilo que muitas vezes passa despercebido pela comunidade. Apresenta nos caminhos, nas ruelas, nas memórias de cada lugar representado, as marcas das pessoas e dos elementos que movem os grupos sociais do bairro. Possibilita um mergulho nas sabedorias dos moradores, manifestações artísticas, sombras geradas pela violência, lutas pelos espaços, enfrentamentos das dificuldades provocadas pela falta de políticas públicas, ou seja, marés serenas, agitadas, intempestivas. Marés da vida!


Serviço:

Local: Sede do Projeto Enxame – Rua do Mirante, 59 – Conjunto Santa Terezinha – Mucuripe
(em frente a praça do Mirante)

Lançamento da exposição: 04 de novembro, próxima sexta, 19:00h (entrada franca)

A exposição ficará montada durante todo o mês de Novembro, aberto a visitação de grupos sob agendamentos.

Contatos: 87952751

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.