Bem Vindo

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Varginha terão UPP'S até 2013. Faixa de Gaza - Rio de Janeiro.


Unidade de Polícia Pacificadora, conhecida também pela sigla UPP, é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro que pretende instituir polícias comunitárias em favelas principalmente na capital do Estado, como forma de desarticular quadrilhas que antes controlavam estes territórios como estados paralelos.
Antes do projeto, inaugurado em 2008, apenas a favela Tavares Bastos, entre mais de 500 existentes na cidade, não possuía crime organizado (tráfico de drogas ou milícia)
A primeira UPP foi instalada na Favela Santa Marta em 20 de novembro de 2008. Posteriormente, outras unidades foram instaladas na Cidade de Deus, no Batan, Pavão-Pavãozinho, Morro dos Macacos, entre outras favelas.
O programa tem sido bem avaliado por especialistas, no entanto havia sofrendo críticas no início devido ao fato de as comunidades que mais rapidamente têm recebido este serviço seriam aquelas situadas próximas à Zona Sul, a mais rica da cidade, sendo uma forma de, portanto, reduzir a criminalidade nos bairros mais ricos, e não naqueles mais violentos, como deveria ser de se esperar. A essas críticas, respondem as autoridades que a iniciativa de iniciar na Zona Sul do Rio essa operação, onde se situam favelas menores, é consequência da necessidade de maior efetivo policial para ocupar as favelas maiores, como o Complexo do Alemão. O projeto é tão bem sucedido que o governo baiano criou as Bases Comunitárias de Segurança (BCSs) para atender as comunidades de Salvador e o governo paranaense criaram as Unidades Paraná Segura (UPSs) para atender as comunidades de Curitiba ambas inspiradas nas Unidades de Policia Pacificadoras. O governo do Rio também lançou o projeto das Companhias Destacadas (CDs) o qual atendem alguns morros da cidade cujo o formato e idêntico as UPPs.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Pol%C3%ADcia_Pacificadora


Video: Bom Dia Brasil - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.
Ocupação de Manguinhos e Jacarezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.