Bem Vindo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Pais do Futebol, não Pode ser o Pais do CRACK.


Foto: Wilson Dias / ABr

O Crack, a Droga do Século

Composição química

O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína.
Segundo o químico e perito criminal da Polícia Federal (PF) Adriano Maldaner o nome ‘crack’ vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso. “A diferença entre a cocaína em pó e o crack é apenas a forma de uso, mas o princípio ativo é o mesmo”, afirma Maldaner.

      
Por ser produzido de maneira clandestina e sem qualquer tipo de controle, há diferença no nível de pureza do crack, que também pode conter outros tipos de substâncias tóxicas - cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica são comuns. “A pureza vai depender do valor pago na matéria-prima pelo produtor. Se a cocaína for cara, é misturada com outras substâncias, para render mais. Se for de uma qualidade inferior, pouca coisa ou nada é adicionado”, diz Maldaner.

Forma de uso e ação no organismo

O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC (policloreto de vinila), que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça. A pedra, geralmente com menos de 1 grama, também pode ser quebrada em pequenos pedaços e misturada a cigarros de tabaco ou maconha – o chamado mesclado, pitico ou basuco.


                           
 “Ao aquecer a pedra, ela se funde e vira gás, que depois de inalado é absorvido pelos alvéolos pulmonares e chega rapidamente à corrente sanguínea”, conta Maldaner. Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente.

A ação do crack no cérebro dura entre cinco e dez minutos, período em que é potencializada a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. “O efeito imediato inclui sintomas como euforia, agitação, sensação de prazer, irritabilidade, alterações da percepção e do pensamento, assim como alterações cardiovasculares e motoras, como taquicardia e tremores”, explica o psiquiatra Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte:http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/a-droga/composicao-e-acao-no-organismo

A Comunidade Brasileira precisa saber, quais as medidas que estão sendo tomadas pelos Governos: Federal, Estadual e Municipal, relativo o combate ao crack.
O Usuário adulto não pode dizer: Eu sei o que faço, sou adulto e ninguem manda em mim.
Leis tem que ser criadas para tratar o CRACK como a droga do Século, por ser tão acessivel e perigosa ao mesmo tempo. Acaba uma cracolândia, e surge outras. Pessoas abondonadas, pela família e pelo poder público. O governo não pode ser o Paizão de todo mundo, mas o gestor público, pode e deve contratar, pessoas que com seus conhecimentos,mesmo não sendo acadêmicos possa contribuir para erradicar essa, droga de poder destruitivo muito grande.A maioria dos usuários do crack, são pessoas abondonadas pela família, mas, que a Família nem sempre tem culpa desse abondono, pois sabemos como é dificil, uma mãe ou um pai, que ás vezes não tem o minimo de conhecimento desta droga, e que não podem sozinhos convencer ao filho, a largar o vicio da droga, já que o crack, vicia no primeiro uso da droga.
Poder Público Façam alguma coisa, de CONCRETO.
População de moradores de rua é muito grande, em todas as capitais brasileiras, que tal um toque de recolher : 22 horas. uma pergunta: Ir pra onde?


Video: Bom Dia Brasil - TV GLOBO - Sempre informando a Comunidade.
16/10/2012.
E nasce outra cracolândia no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.