Bem Vindo

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CPI do Tráfico de Pessoas - Monte Santo BA - Não Adianta Fugir.



O juiz Vítor Manoel Sabino Xavier Bizerra, que autorizou a adoção de cinco irmãos no interior da Bahia, foi convocado, mas não compareceu à sessão desta terça-feira (30) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal. Em entrevista ao UOL, Bizerra afirmou que “não houve comunicação em tempo hábil”.
“Foi enviado o convite e só chegou ontem. Eu estava a 600 quilômetros de distância do aeroporto mais próximo. Não tinha como ir”, disse Bizerra. Ele disse que encaminhou à CPI um ofício explicando o que ocorreu e se colocando “à disposição para uma nova data”.
Os filhos de Gerôncio Souza e Silvânia da Silva, moradores de Monte Santo (BA), foram levados para quatro famílias em São Paulo por determinação de Bizerra, o responsável pela assinatura da guarda provisória. A defesa de Silvânia alega que o processo deu-se de forma sumária, sem que a família fosse ouvida, com base em um relatório que simplesmente informava as péssimas condições de higiene das crianças.
A CPI do Tráfico de Pessoas investiga a suposta existência de uma quadrilha para traficar crianças do sertão da Bahia.
 No último dia 15, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou que a Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior da Bahia abrisse procedimento administrativo para investigar a suposta ocorrência de irregularidades em processos de adoção de crianças na Comarca de Monte Santo.
O ministro deu ainda um prazo de 60 dias para que a Corregedoria do TJ-BA finalize a investigação sobre as denúncias contra o antigo juiz titular da comarca Vitor Xavier Bizerra, apontadas como “gravíssimas” pelo corregedor nacional. O juiz Vítor Bizerra disse que já prestou esclarecimentos à Corregedoria do TJ-BA e que as informações serão repassadas para o CNJ.
Segundo informações da assessoria da Câmara, durante a sessão da CPI do Tráfico de Pessoas, o juiz substituto da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Monte Santo (BA), Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira, defendeu uma investigação da Polícia Federal.
 Fonte:http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/10/30/juiz-que-autorizou-adocao-de-cinco-irmaos-na-bahia-nao-comparece-a-sessao-da-cpi-do-trafico-de-pessoas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.