Bem Vindo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Luiz Gonzaga - Grande Amigo do Crato - 100 anos do Rei do Baião.



 Luiz Gonzaga tinha grande amizade pelo Crato. Quem atesta é o memorialista e jornalista Huberto Cabral, cratense da gema e um dos estudiosos que mais guarda a memória da região do Cariri. Chamado de “Rei do Baião”, Gonzaga tinha profunda amizade com o Crato, com alguns ilustres cratenses e participou ativamente de momentos importantes da cidade.Segundo lembra Cabral, Luiz Gonzaga, ao deixar sua terra natal e fugir para Fortaleza, passou pelo Crato, pegou um trem na estação com destino à Fortaleza, onde serviu no quartel do 23º BC.

Em 1946, por exemplo, ele retorna ao Crato para animar leilões da festa de São Francisco.

Em 1951 esteve presente à inauguração da Rádio Araripe, primeira emissora de rádio do Interior do Ceará, junto com o pai, Januário, e o irmão, Zé Gonzaga.

Em 1953 Luiz Gonzaga participou da festa do centenário do Crato realizando show na Praça da Sé. Em 1974 recebeu o título de cidadão cratense outorgado pela Câmara Municipal em iniciativa do vereador Ivan Veloso.

Em 1987 na Expocrato o presidente da Comissão Gestora, Francisco Henrique Costa, promoveu grande show folclórico na história da exposição numa homenagem a quatro heróis do ciclo do Jumento.

Pela primeira vez e única vez reuniram-se no palanque do picadeiro Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Antonio Vieira e José Clementino que foram saudados pelo violeiro Pedro bandeira.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2012/07/14/noticiasjornalceara,2878523/festa-lembra-100-anos-de-luiz-gonzaga-um-amigo-do-crato.shtml

 Video: TV VERDES MARES - Sempre Informando a Comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.