Bem Vindo

domingo, 18 de novembro de 2012

Rolleiflex na Bienal Internacional do Livro do Ceará.


Padim Ciço - Juazeiro


Bienal Internacional do Livro do Ceará

Centro de Eventos do Ceará
18 de novembro de 2012
Padaria Espiritual
Literatura: O Pão de Espírito para o Mundo

 Rolleiflex é o nome de uma famosa, duradoura e diversificada linha de câmeras fotográficas para uso profissional fabricadas pela empresa alemã Franke & Heidecke, hoje denominada Rollei GmbH.

O nome Rolleiflex é mais comumente usado para se referir à linha principal das máquinas fotográficas de formato reflex ou TLR (Twin Lens Reflex = lentes reflexivas gêmeas, que trabalham com duas lentes, sendo a superior para refletir a imagem visada num vidro fosco, com o objetivo de enquadramento, e a inferior para captação da imagem) que se utilizavam de filme de tamanho 120, gerando negativos (ou diapositivos) com imagens de 6x6 cm.
                                      
 A empresa também fabricou câmeras para uso amador, as Rolleicord, que estiveram disponíveis por várias décadas. Posteriormente, a Rollei lançou uma grande variedade de outras câmeras reflex e SLR (Single Lens Reflex=lente reflexiva simples, onde a visada do objeto é feita através da própria lente que imprime o filme) utilizando filmes de pequeno formato (35 mm) e câmeras digitais. A linha de produção Rolleiflex destinava-se exclusivamente ao fotógrafo profissional.

 As câmeras Rolleiflex TLR foram consideradas notáveis pelo seu tamanho compacto, peso reduzido, ótica superior e visores muito nítidos. Um engenhoso espelho cônico permitia que a imagem da lente de visualização (lente superior) fosse vista em tamanho menor sem perda de enquadramento, o que permitia a redução de peso e do tamanho do equipamento. As lentes de alta qualidade, fabricadas pela Zeiss e Schneider diferenciavam a Rolleiflex TLR de suas principais competidoras.

Rolleiflex do Phographer Márcio Serpa
            
 O mecanismo de avanço do filme era robusto e muito bem projetado, fazendo com que o carregamento e avanço do filme fosse rápido e semi-automático. O grande número de acessórios disponíveis faziam dessas câmeras um completo sistema de fotografia, permitindo closes, adicionando filtros e tripés de conexão rápida. Alguns fotógrafos de arte ainda usam essas câmeras Rolleiflex TLR com filmes em preto e branco e as lentes modernas f2.8 e f3.5. As Rolleiflex TLRs modernas ainda estão sendo fabricadas; as lentes disponíveis incluem as de 50mm, 80mm, and 135mm. Essas câmeras fotográficas se tornaram itens de colecionador, especialmente no Japão.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolleiflex
A Clássica Câmera Rolleiflex, do Photographer, Márcio Serpa registrando e eternizando momentos da Bienal Internacional do Livro no Ceará, Povo, Cultura e Arquitetura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.