Bem Vindo

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Impressões e Identidades - Ceará e Cabo Verde - Jozefo Lejĉ - Galeria BenficArte.




No Brasil, o Ceará é passagem obrigatória para quem deseja chegar à Cabo Verde, seja por via área ou pelo mar. No entanto, não é preciso ir tão longe para perceber que entre o pequeno arquipélago  que servia de parada aos navios portugueses que demandavam à Colônia e o nosso estado, existem mais semelhanças do que o idioma e o clima, por exemplo.

As paisagens das duas regiões confundem e fundem-se nas formas, linhas e cores pinceladas pelo artista plástico Jozefo Lejĉ, que assina a exposição inédita “Impressões e Identidades - Ceará e Cabo Verde”, em cartaz de 13 a 30 de novembro, na Galeria BenficArte.

A inspiração para o trabalho veio após uma viagem que o também professor fez ao continente africano, a título de compromisso acadêmico. Durante a estadia, a perspicácia do cearense José Leite Júnior, nome de batismo do artista, captou e soube retratar com maestria e riqueza de detalhes, a identidade entre as praias cearenses e as muitas que existem nas cidades caboverdianas de Praia, Mindelo e São Filipe, entre outras menores.

A mostra é  resultado das impressões  do autor, a cerca dos elementos próprios e convergentes que apontam identidade e aproximam Ceará e Cabo, contrariando, assim, os 2.910 km que as separam.

A exposição reúne  acervo com 24 peças, nos formatos telas e cartões, de tamanhos 1x1m, 30x40cm, 40x40cm e 70x70cm. Na produção, o artista plástico aplicou a técnica acrílica sobre tela e cartão.

“Ceará e Cabo Verde – impressões e identidade” tem a curadoria de João Jorge Melo e segue para a visitação pública e franca até  o dia 30 de novembro, na Galeria BenficArte.


Horário para visitação: segunda a sábado, 10h às 22h.
                                Domingo, 15h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.