Bem Vindo

terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro de 1973 - NUNCA MAIS. Chile Livre.Salvador Allende.

 

 

O dia 11 de setembro de 1973 marcou de forma trágica a sociedade chilena, por que não dizer, a sociedade latino-americana. Essa data não pode e nem deve ser esquecida, a grande mídia procura escondê-la.

O 11 de Setembro Chileno, dia em que o governo democrático do presidente Salvador Allende foi deposto, é um exemplo da truculência das forças do atraso. Essa data não pode se repetir em nenhum país do nosso continente. O golpe comandado pelo general Augusto Pinochet teve como resultado o início de uma sanguinária e violenta ditadura militar, que assassinou mais de 30 mil pessoas. Golpe que contou com o apoio do governo norte-americano.

Tenho pelo Chile um carinho todo especial. Na época do golpe o Chile era o país latino-americano com maior estabilidade político, uma democracia, sempre aberto a receber os perseguidos políticos do nosso continente. Aqui mesmo do RN esteve por lá entre outros o nosso querido Rubens Lemos e sua família. Grande parte da intelectualidade brasileira, perseguida pelos golpistas de 1964, se refugiou no Chile.
Sempre no mês de setembro relembro essa data. Este ano, (2012), fui conhecer a capital chilena, ver de perto o seu povo, conversar com os camaradas do Partido Comunista do Chile, saber como andam as coisas por lá. Foi uma excelente viagem. A capital chilena e as cidades de Valparaiso e Vina del Mar são belas, agradáveis e o seu povo muito hospitaleiro. Valeu a pena conhecer a terra de Neruda e de Gabriela Mistral.

Revi, hoje, o filme Chove sobre Santiago, dirigido por Helvio Soto, 1975, uma produção Franco/Búlgaro. Filme que merecia ser levado as salas de aula e exibido nos principais canais de televisão. Reproduzo uma sinopse sobre ele, que diz: “Filme sobre o golpe militar no Chile em 1973. Direção de Helvio Soto, 1975. O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende, vitorioso nas eleições presidenciais de 1970 assume o governo, mas não o poder, pois o aparelho de Estado e a organização burocrático-militar é mantido intacta pelas forças reacionárias e elas não aceitam as mudanças que o governo Allende iniciou com o seu governo, beneficiando as camadas populares, era a Unidade Popular implementando as reformas de base no Chile e isso feria os interesses econômicos dos grandes grupos empresarias do país e do imperialismo norte-americano. Estes desencadeiam sabotagens, boicotes, gerando desabastecimento de gêneros de primeira necessidade para a população com o objetivo de criar um clima de crise, com isso desestabilizar o governo Allende”. Nas palavras do Embaixador dos Estados Unidos em Santiago, E. Korry, a Eduardo Frei, em carta de outubro de 1970, ele diz: "Deve saber que não permitiremos que chegue ao Chile um parafuso, nem uma porca... Enquanto Allende permanecer no poder, faremos tudo ao nosso alcance para condenar o Chile e os chilenos às maiores privações e misérias..."

Portanto, estava em preparação o golpe de Estado consumado em 11 de setembro de 1973, na operação sob o nome de “Chove Sobre Santiago”, executada pelas forças reacionárias do Chile, que teve como ponta de lança as Forças Armadas sob o comando do general Pinochet e que contou com o apoio direto da CIA, do governo dos EUA e também dos governos ditatoriais da América Latina, associados, depois, com o imperialismo norte-americano na "Operação Condor". O aparelho militar-policial do Estado chileno realizou um dos maiores banhos de sangue contra um povo nas últimas décadas na América Latina, o pior, tudo em nome da “democracia”. O próximo ano (2013) completa 40 anos desse famigerado golpe na democracia chilena, momento oportuno para realizarmos (Uern) um seminário sobre, A América Latina e o seu futuro.

Antonio Capistrano - ex-reitor da UERN, filiado ao PCdo B.

 Fonte:http://www.vermelho.org.br/mg/noticia.php?id_secao=104&id_noticia=193453

 

video

 Video: Jornal Nacional - TV GLOBO - Sempre informando a Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.