Bem Vindo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Troféu Sereia de Ouro 2012 - Procurador Roberto Monteiro Gurgel Santos.



Cearense, nascido em Fortaleza, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 30 anos de uma efetiva e marcante atuação no Ministério Público Federal. Filho de Edilson Gurgel dos Santos e Yolanda Monteiro Gurgel dos Santos, é casado com Cláudia Sampaio Marques e tem dois filhos.

Entrou para o Ministério Público Federal através de concurso. Foi nomeado Procurador-Geral da República em 15 de julho de 2009 e empossado 7 dias depois. Depois foi reconduzido para novo mandato de 2 anos através de decreto de 5 de agosto de 2011. Exerceu os cargos de Vice-Procurador-Geral da República, Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Subprocurador-Geral da República e Vice-Presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Coordenou a distribuição dos processos do Supremo Tribunal Federal na Procuradoria da República. Também foi membro da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural) desde a sua instalação, tendo sido coordenador de setembro de 1995 a abril de 2002. Atuou como secretário do concurso para Procurador da República de junho de 1994 a julho de 2004.

Em março de 1994, Roberto Gurgel foi designado pelo então Procurador-Geral da República para oficiar em processos relativos à matéria cível da competência da 5ª e da 6ª Turmas do Superior Tribunal de Jusitça. Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região de agosto de 1992 até sua promoção a Subprocurador-Geral da República, em março de 1994, responsável por sua estruturação e instalação em sede própria.

Em maio de 1993 foi promovido, por merecimento, a Procurador Regional da República. Fez parte da diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República, tornando-se presidente durante parte da Assembléia Nacional Constituinte e por ocasião da elaboração do projeto de Lei Orgânica do Ministério Público da União.

Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Roberto Gurgel também foi membro da Comissão constituída para elaborar anteprojeto de lei sobre crimes contra o meio ambiente. Participou como palestrante de vários encontros nacionais e internacionais, e já recebeu inúmeras homenagens.

Fonte: http://hotsite.verdesmares.com.br/sereiadeouro/agraciados/procurador-roberto-monteiro-gurgel-santos/

 Video: Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares  - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.