Bem Vindo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brasil e Alemanha : Cooperação Facilita Intercâmbio.



 Brasil e Alemanha firmam parceria para expandir intercâmbio universitário.(05.05.2011)



A Alemanha se apresenta como um ótimo destino para quem pretende fazer graduação e pós-graduação em áreas de ciência, tecnologia e inovação e ainda ter esperança de fazer um estágio no próprio país.
Os brasileiros podem aproveitar cerca de 230 cooperações de institutos de ensino superior entre os dois países. Essas alianças são impulsionadas pela grande presença de capital alemão no Brasil. Em 2011, estão instaladas haviam aproximadamente 1.200 empresas instaladas no Brasil, segundo o consulado da Alemanha.

Na área de ciências exatas e engenharia, há bolsas do programa Ciências sem Fronteiras, um projeto junto ao MCTI (Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao MEC (Ministério da Educação) que tem parceria com o Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Há oportunidades para estudar no nível de para graduação, pós-graduação, doutorado e para fazer pesquisa. Como os programas variam muito ao longo dos meses, é importante consultar o site do Daad, que concentra as informações sobre os cursos de nível superior na Alemanha. O programa Erasmus Mundus, da Comissão Europeia, também oferece bolsas para as áreas de literatura alemã, engenharia e ciência da computação.

Em relação aos custos, é bom saber que a maioria das instituições de ensino superior alemãs são públicas e gratuitas -algumas cobram apenas uma taxa de matrícula que varia entre 150 e 500 euros por semestre. Dentre elas, estão universidades como Göttingen, Munique e Heidelberg, que costumam se posicionar entre as melhores nos ranking internacionais. Entre as privadas, as mais renomadas são a Hertie School of Governance, em Berlim, a Bucerius Law School, de Hamburgo, e a Jakobs University Bremen, em Bremen. O custo por semestre fica entre 1.800 e 4.700 euros.


Fonte: http://educacao.uol.com.br/intercambio/alemanha.jhtm
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
leia mais: http://blog.planalto.gov.br/brasil-e-alemanha-firmam-parceria-para-expandir-intercambio-universitario/




Video: Globo Universidade - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.