Bem Vindo

sábado, 18 de agosto de 2012

Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira - Iguatu - Ce

Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira.

Com instalações modernizadas, em um espaço amplo e bem iluminado e com sistema de climatização, o museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira, agora oferece um novo ambiente aos visitantes. Os espaços foram redesenhados e ganharam um design mais avantajado e robusto, dando uma maior visibilidade aos acervos alí exposto.

 Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), lançou mais um espaço de resgate da memória viva do povo iguatuense. Estamos falando do “Espaço Humberto Teixeira”, um acervo que conta com fotografias, músicas e depoimentos do próprio Humberto Teixeira para o Museu da Comunicação Cearense, além de contar também com matérias de jornais e objetos que retratam a vida do “doutor do Baião”.

O historiador iguatuense, Wilson Lima Verde, esteve presente ao lançamento do acervo, e ao discursar fez um breve histórico da vida do compositor Humberto Teixeira, da sua infância aos seus dias finais de vida. “Queiram vocês nessa noitada feliz, nessa noite onde se engrandece o nosso museu, onde a vontade pública demonstrada por aqueles que aqui ao lado do meu amigo Chico de Paula, fazem e constrói esta casa, nesta noite feliz se retrata diante de vocês todos, como um símbolo do Iguatu Feliz, que quer progresso e que agradece a administração benemérita por que passamos nos dias atuais”, disse emocionado Wilson Lima Verde.

O Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira possuiu uma exposição permanente de materiais que contam a história de Iguatu. Fotografias, recortes de jornais, revistas, livros, e o mais diferentes e interessantes equipamentos como a primeira televisão a cores de Iguatu, instrumentos musicais como piano, aparelhos de rádio, microfones, entre muitas outras como moedas, peças indígenas, entre outras. Documentos, objetos e fotografias narram o passado, peças significativas do acervo cultural de Iguatu. O museu de Iguatu representa o espaço da memória, das experimentações e até mesmo da contemporaneidade do povo iguatuense. O Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira está localizado na Rua 13 de maio, vizinho ao Sesc.

 Secretaria de comunicação da PMI
Luiz F. de Vasconcelos

 Video: Riquezas do Ceará - TV Cidade - Sempre Informando a Comunidade.
Foto: Honório Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.