Bem Vindo

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore - 2º Encontro Sesc Povos do Mar


Para comemorar o Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto, o SESC realiza a abertura do 2º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas.

A programação tem início às 8h, na Colônia Ecológica SESC Iparana. Às 17h acontecem cantos, danças e brincadeiras. Já às 20h será realizado o Encontro dos Cocos e o lançamento do vídeo documentário SESC Cocos de Beira-Mar.

A programação será desenvolvida, no período de 22 a 26 deste mês, com o intuito de promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense. As ações acontecem com a participação de 20 municípios representados por 86 comunidades.

PROGRAMAÇÃO
22/8
8h às 18h - Credenciamento
12h às 14h - Almoço
17h - Eixo – Cantos, Danças e Brincadeiras
Caninha Verde Filhos de Quixaba
Brincadeira tradicional de origem ibérica ligada ao imaginário do ciclo da cana-de-açúcar. Em Quixaba essa prática existia há pelo menos 50 anos.
18h às 20h - Jantar
20h - Abertura
Eixo - Cantos, Danças e Brincadeiras
Encontro dos Cocos – Batida da Mão... Pisada no Chão!
A partir dessa brincadeira, constrói-se uma fina teia comunitária que possibilita a união e a interação dos pescadores, mantendo-se tradições e rituais ancestrais, além de práticas alimentares e técnicas de confecção de objetos.
 
Lançamento do Documentário - SESC Cocos de Beira-Mar
Direção: Henrique Dídimo/ 52min

Fonte: http://www.sesc-ce.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=474:abertura-do-2d-encontro-povos-do-mar&catid=35:materia&Itemid=82
 Foto: Laudemir Nogueira.


Video: Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.