Bem Vindo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues - 1912 - Recife




Em seu centenário, completado nesta quinta-feira (23), Nelson Rodrigues ainda é uma figura central na cultura brasileira. Autor de frases conhecidas até por quem nunca viu uma peça sua - caso de "toda unanimidade é burra" ou "nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais" -, este pernambucano continua em evidência.

Nascido no Recife em 1912, Rodrigues escreveu sua primeira peça, "A Mulher Sem Pecado", em 1941. Dois anos depois, alcançou o sucesso com "Vestido de Noiva". O espetáculo é considerado um divisor de águas no teatro brasileiro, tanto pelo texto quanto pela revolucionária montagem do polonês Zbigniew Ziembinski.


Estavam lá todas as obsessões que marcaram sua carreira: os subúrbios do Rio de Janeiro, o sexo e a consequente repressão sexual, a morte. Nas décadas seguintes, os temas continuaram em obras como "Bonitinha, Mas Ordinária" e "Toda Nudez Será Castigada". Foi taxado por alguns de imoral, por uns de repetitivo, por outros de caricato..

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2012-08-23/nelson-rodrigues---100-anos-uma-voz-que-ecoa-pela-cultura-brasileira.html

Video: Jornal da Band - TV Bandeirantes - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.