Bem Vindo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Teresina - Piauí - Uma Homenagem ao Rei do Baião - Procissão dos Sanfoneiros - 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil.

                                         Januário e seus filhos em foto de 1952

O som inconfundível e singular de dezenas de sanfonas tocando em harmonia avisava: é chegada a hora da Procissão dos Sanfoneiros. Na tarde de quinta-feira (2), sanfoneiros, músicos e demais apaixonados por Luiz Gonzaga homenagearam, pelas ruas centro de Teresina, a memória do Rei do Baião, responsável por expandir a cultura nordestina em todo o Brasil.
A Procissão dos Sanfoneiros, organizado pela 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil, ocorre sempre na mesma data em que morreu Gonzagão há 23 anos. A atividade, que está em sua quarta edição, preencheu com músicas e saudades a tarde e o coração de quem acompanhou o percurso da Procissão, que iniciou na Praça Saraiva e terminou na Praça da Bandeira.
“É uma forma de manter viva e promover a cultura nordestina. Cantamos as saudades do nosso mestre Luiz Gonzaga”, explica Wilson Seraine, presidente da Colônia Gonzagueana.
De garotos a senhores de idade, não há restrição quando o assunto é o amor pela sanfona. Isac Prado ou, como ficou conhecido, Isac do Acordeon, de apenas 9 anos, empunhava uma sanfona proporcional a seu tamanho. O pequeno músico aprendeu sozinho, aos 6 anos de idade, a tocar o instrumento. Já o senhor Cristalino de Souza, 70 anos, há mais de 40 usa os versos de Luiz Gonzaga para tirar belas melodias na sua sanfona.

“Todo sanfoneiro é um devoto de Gonzaga. Não existe sensação mais reconfortante que terminar a Procissão. É um sentimento de dever cumprido”, afirma Cristalino. Ele compôs uma música para o Rei do Baião intitulada ‘A saudade dói, Luiz’, tocada durante o cortejo.

Luiz Gonzaga é o rei, mas foram as músicas e alegria que coroaram a tarde de homenagens. Para  quem não esteve na Procissão ou deseja relembrá-la, o universo do evento pode ser compreendido pelo texto  de Regis Falcão. Após a leitura, recomendamos a sanfona e a voz do Rei do Baião.


Fonte:http://www.piaui.pi.gov.br/terra-querida/noticias/id/5402
video
Video: Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.
08.08.2012
Foto:http://www.overmundo.com.br/overblog/luiz-gonzaga-e-o-pai-em-januario-vai-tocar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.