Bem Vindo

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Projeto Guerra e Paz - Candido Portinari Em Fortaleza



Na última quinta-feira, a assessora especial do Ministério do Turismo, Suzana Dieckmann, que participava de um evento sobre a Copa do Mundo em Fortaleza, anunciou a vinda do painel Guerra e Paz, obra-prima de Candido Portinari, para a Cidade. O secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia, confirmou a notícia. Os dois painéis monumentais de 14 metros de altura por 10 de largura seriam expostos no Centro de Feiras e Eventos em outubro.

O Projeto Guerra e Paz, que coordena a itinerância da obra - presente do Governo do Brasil para o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York - confirma o interesse em expor o painel em Fortaleza, mas ainda não precisa data. “É muito provável que Fortaleza receba a exposição nesse segundo semestre. As negociações estão muito bem encaminhadas, mas ainda está tudo sendo negociado, estamos no meio dessa costura. Não podemos precisar nada”, afirma Maria Duarte, editora executiva do projeto.

Ela já esteve pessoalmente no Centro de Convenções, aprovou as condições técnicas do espaço, o “pé direito generoso” e elogiou a vantagem de o prédio ter uma passarela que permite a visão da obra também de uma altura média, não só do nível do chão, como costuma acontecer.

Fortaleza receberia a exposição completa, a mesma que atraiu 200 mil visitantes nos 90 dias que passou em cartaz em São Paulo, de fevereiro a maio desse ano. Além dos painéis montados no Centro de Eventos, o Espaço Cultural da Unifor apresentaria 80 esboços feitos por Portinari durante os quatro anos em que o pintor se dedicou aos estudos do painel e alguns documentos relacionados à obra e ao artista. Tudo com entrada gratuita, premissa do projeto.
 FONTE:http://www.guerraepaz.org.br/#/noticias








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.