Bem Vindo

domingo, 5 de agosto de 2012

III Festival do Camarão de Quixaba - Aracati



Camarão ao alho e óleo, bobó de camarão na abóbora, coquetel de camarão com maçãs verdes, ensopado de camarão, camarão ao molho de requeijão e outros 30 pratos em que o ingrediente principal é o crustáceo poderão ser degustados na praia de Quixaba, em Aracati, de 27 a 29 de julho. É a terceira edição do Festival do Camarão de Quixaba, que se consolida no calendário gastronômico do Estado como uma opção imperdível para o fim de férias.

Durante o festival, a programação noturna será marcada por etapas de um concurso gastronômico. Entre os participantes, cozinheiras e chefs de cozinha da própria comunidade vão apresentar novos pratos à base de camarão. São receitas exclusivas desenvolvidas especialmente para o evento.

A comunidade de Quixaba vive da pesca e da comercialização do crustáceo e por isso o Sebrae no Ceará, através do escritório regional do Litoral Leste, vem trabalhando o desenvolvimento dessa vocação econômico e o incentivo ao empreendedorismo. Para o festival, o Sebrae realizou uma capacitação em higiene e manipulação de alimentos para os expositores do festival, palestra sobre a importância da formalização e do Empreendedor Individual e uma capacitação em gastronomia à base de camarão.

“O evento traz novas perspectivas de negócios e renda para a comunidade. A ideia é prepará-los para que essas oportunidades sejam aproveitadas não só durante o festival, mas que se torne uma atividade permanente, agregando valor ao trabalho deles”, explica a analista do Sebrae no Litoral Leste, Mônica Sabino.

De acordo com a idealizadora e organizadora do festival, Jacqueline Gomes, o evento de cunho cultural e econômico está contribuindo na promoção do engajamento das crianças e dos adolescentes em atividades culturais, até para que possam ser apresentadas à própria comunidade.

Segundo Jacqueline, o evento gerou novas perspectivas para a comunidade, que agora conta com oficinas de dança, teatro, kung fu, além de mudanças de valores. Ela ressalta ainda que os nativos estão mais dispostos a buscar especialização em suas áreas, como nos cursos gastronômicos, além de outros que estão sendo implantados na comunidade. Já os visitantes também vão poder aproveitar bem o festival, experimentando as deliciosas receitas criadas pela comunidade e ainda contemplando as belezas das praias da região.

Vale destacar que na vila da Quixaba, o camarão é pescado da forma artesanal e é uma atividade que passa por gerações de pescadores. Para se ter uma ideia da importância deste insumo para a região, a comercialização de camarão é o que mantém cerca de 90% das famílias da vila de Quixaba, em Aracati.

Serviço
3º Festival do Camarão de Aracati
De 27 a 29 de julho - Praia da Quixaba
(85) 9626-8665 - 87394013 (Jacqueline Gomes)
Fonte: http://www.ce.agenciasebrae.com.br/noticia/15523405/noticias/festival-gastronomico-gera-oportunidades-para-a-comunidade-de-quixaba/


Video - NE RURAL - TV Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.