Bem Vindo

domingo, 5 de agosto de 2012

O Que é Sal Proteinado ?

Sal Proteinado



O sal proteinado nada mais é que um sal mineral acrescido de "proteína" ou mais precisamente, acrescido de uma fonte de nitrogênio, sendo que a fonte mais comum desse nitrogênio é a uréia.
Vale ressaltar que o nitrogênio presente na uréia não é proteína propriamente dita. É conhecido inclusive como nitrogênio não proteico. Como porém os bovinos tem capacidade em transformar esse nitrogênio não proteico presente no sal proteinado, em proteína animal (ou carne), conveniou-se chamar essa mistura de sal mineral acrescido de uréia, de sal proteinado. Com isso, o sal proteinado além de suprir as necessidades minerais dos bovinos, fornece também uma dose extra de proteína a esses animais.
Existem no mercado diversas formulações de sal proteinado com diferentes níveis tanto de minerais quanto uréia presente nessas misturas, o que exige precauções dos pecuaristas antes de fornecer o produto aos animais. 
Desse modo aqui vai algumas dicas: 

A) O sal proteinado que leve em sua composição produtos como uréia deve ser fornecido apenas a ruminantes como bovinos. Jamais por exemplo forneça o produto para cavalos.
B) O uso de sal proteinado pode exigir adaptação dos animais. Isso geralmente é obtido aumentando gradativamente o consumo do produto pelos animais ao longo de dias ou semanas dependendo do caso.
C) Bovinos jovens principalmente aqueles alimentados com leite e que não estejam adaptados ao consumo de volumosos como capim, não devem consumir a mistura.
D) Siga a recomendações de uso fornecidas pelo fabricante de sal proteinado e consulte também o técnico de sua confiança sobre o uso do produto.
E) Lembre-se que a uréia forecida aos animais pode ser tóxica se utilizada de forma não criteriosa. 


 Video: NE RURAL - TVVerdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.
05.08.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.